
O ser humano é social, isso significa que ter relacionamentos saudáveis contribui significativamente para a longevidade, o que inclui conviver com amigos, familiares e, por que não, parceiros(as) sexuais. Por isso é importante ter em debate o tema sexo e amor na terceira idade.
Embora os avanços do tempo estejam enfraquecendo o tabu sobre sexo na terceira idade, o assunto ainda gera certa resistência. A chave para quebrar essa barreira é informação de qualidade, por isso, ele virou pauta do 10º episódio do Podcast Bem Envelhecer MedSênior, lançado no começo de novembro.
Desta vez, participam do bate-papo Rodrigo Pastor, urologista e diretor médico da MedSênior em Brasília, e Isabela Laender, ginecologista. O diretor de Marketing da MedSênior, Maycon Oliveira, também contribuiu com a discussão ao lado da jornalista e apresentadora Naiara Arpini, que mediou a conversa.
Amor na terceira idade
De acordo com informações de um levantamento do blog Cinza Poderoso, uma em cada três pessoas com 50 anos ou mais já realizaram cadastro em aplicativos ou sites de namoro online. Desse total de pesquisados, pouco mais da metade afirma ter encontrado um parceiro fixo.
Além disso outro dado interessante é que 72,8% dos ouvidos disseram estar com a libido em dia e, somente 38% afirmaram não fazer sexo.
Outro levantamento, divulgado pelo jornal Estado de Minas reforçou que o amor na terceira idade está sim cada vez mais digital: o serviço Coroa Metade, voltado especificamente para o público sênior, tem 800 mil cadastros e mais de 250 mil usuários ativos. Já no Happn, outro app de encontros, mais de 4 milhões de likes foram trocados por usuários da faixa etária.
Sim, é possível encontrar um amor na terceira idade!
Amor na terceira idade: como o sexo muda ao longo do tempo?
Homens e mulheres são diferentes em todas as fases da vida, inclusive na terceira idade. Neste sentido, o médico Rodrigo Pastor pondera que é necessário compreensão em torno das mudanças que o corpo sofre ao longo dos anos.
“A relação sexual dos 20 anos não é a mesma dos 70. A mulher tem um ressecamento vaginal maior, precisa de um tempo maior para preparação. Já os homens podem apresentar problemas de disfunção erétil e de libido, por exemplo”, descreve.
Quando começa a queda da libido?
A ginecologista Isabela Laender explica que, levando em consideração apenas a parte fisiológica, a queda da libido, nas mulheres, começa junto com a menopausa, cujo início varia em cada mulher.
“Se a mulher não consegue mais engravidar, ela não tem a produção hormonal que teve durante a vida menstrual, desta forma o interesse sexual vai diminuir muito. Mas, sexualidade não é só hormônio, é, também, relacionamentos de qualidade. Isso é muito mais importante do que o fator hormonal”, afirma a especialista.
Onde ouvir o Podcast Bem Envelhecer?
Além de falar sobre sexo e amor na terceira idade neste episódio, o Podcast Bem Envelhecer MedSênior tem vários episódios com temas do seu interesse.
Os episódios são publicados mensalmente e você pode ouvi-los nos canais da MedSênior no YouTube e no Spotify, além do site A Gazeta. Nós já falamos sobre:
– Como incentivar a autonomia dos idosos?
– Como a espiritualidade influencia a saúde
– Como chegar aos 120 anos com saúde?
– Economia Prateada
– Inclusão digital no envelhecimento ativo
– Como lidar com o medo da velhice
– Entenda os benefícios de ser um voluntário
– Idade não é limitador para praticar exercício
– Como a música pode melhorar a sua qualidade de vida
