
Por décadas, a imagem do idoso foi representada de forma estigmatizada e as placas de indicação de filas ou vagas prioritárias para quem passou dos 60 eram – e ainda são, em alguns casos – exemplo disso: alguém encurvado, apoiado em uma bengala, como se o envelhecimento fosse, por si só, sinônimo de limitação.
Mas o tempo passou e levou consigo os estereótipos. Hoje, o que mais se vê na sociedade são pessoas com 60 anos ou mais ativas, saudáveis, independentes e cheias de energia para viver intensamente.
Veja também: MedSênior se destaca nos principais eventos de inovação do Brasil
Foi com esse novo olhar sobre o envelhecimento que nasceu o Projeto 60 Vive+, uma iniciativa da MedSênior em parceria com a rede de supermercados Extrabom. O projeto visa transformar a identidade visual das vagas de estacionamento reservadas para pessoas idosas, substituindo os ícones ultrapassados por imagens que retratam o idoso moderno: surfando, pedalando, viajando e curtindo a vida.
A ação começou pela unidade do Extrabom em Jardim Camburi e será expandida para todas as lojas da rede. O novo visual das vagas é inspirado na marca “60+”, que passou a ser referência nacional desde a promulgação da Lei Federal nº 14.620/2023, que determina a substituição dos antigos pictogramas por representações mais realistas e alinhadas ao novo envelhecer.
“A ilustração de uma pessoa encurvada fazendo uso de bengala está muito distante do que representa ser idoso atualmente, e fazer parte de um negócio diretamente voltado para esse público nos dá condições de afirmar que o “novo” idoso trabalha, dirige, se exercita, viaja, define suas prioridades, faz a gestão da própria saúde, escolhe contribuir ou não no cuidado com os netos e é protagonista da economia prateada”, destaca Maycon Oliveira, diretor de Marketing da MedSênior.
Aos 66 anos, ela corre, nada no mar e pratica rapel
Janete Duarte dos Santos, 66 anos, é beneficiária da MedSênior e um excelente exemplo de como o conceito de idoso retratado nas antigas placas, com um pessoa encurvada usando bengala, não faz mais sentido. Fotógrafa e dona de uma empresa especializada em lembranças fotográficas, Janete corre, participa de provas de natação no mar e pratica rapel.
“Pratico rapel há cerca de 20 anos. Já conheci praticamente todos os pontos turísticos do Estado destinados a atividade. É minha paixão”, declara.
O segredo da vitalidade? A prática de atividade física regular. “Sempre fui apaixonada por me exercitar. Atualmente, faço natação e musculação, periodicamente, e gosto de jogar frescobol na praia. Nado no mar quatro vezes por semana e participo de competições. Já competi em Vitória e no Rio de Janeiro”, conta ela.
E concilia tudo isso com o trabalho. Já foi fotógrafa e hoje tem uma empresa, a PicCole, especializada em lembranças fotográficas personalizadas. “Amo o meu trabalho e, por isso, não tenho planos de parar de trabalhar, por enquanto. Me sinto bem realizando o que eu faço. Logicamente, diminuí o ritmo para ter mais qualidade de vida, mas sigo trabalhando e feliz”, declara.
Aos jovens em buscam da “fórmula da juventude”, Janete tem uma recomendação: “estejam sempre em movimento, se exercitem regularmente, experimentem diversas atividades físicas até se apaixonarem por uma. Invista tempo livre na prática de esportes”, recomenda.
Veja fotos da ação:
Saiba mais sobre o projeto em: https://planodesaude.medsenior.com.br/60vive
MedSênior: plano de saúde para terceira idade
Veja mais conteúdos que preparamos especialmente para você:
MedSênior apresenta QRo+ Talks III – Saúde do Idoso: Prevenção, Cuidado e Propósito para o Bem Envelhecer
Especial MedSênior 15 anos: Podcast Bem Envelhecer recebe Maely Coelho
Programa Bem Envelhecer: Conheça o Prime, uma linha de cuidado especializada




