Jogos para idosos

Manter a mente ativa é tão importante quanto cuidar do corpo. Para os idosos, os jogos que estimulam a memória são grandes aliados no fortalecimento das funções cognitivas, ajudando a preservar a autonomia, a concentração e a capacidade de raciocínio. Além disso, eles promovem momentos de lazer, interação social e bem-estar.

Entre as opções de jogos para idosos mais indicadas estão:

🧠 Jogos da memória
♟️ Jogos de tabuleiro como xadrez e dama
✍️ Palavras-cruzadas
1️⃣ Sudoku
🅰️ Caça-palavras
🧩 Quebra-cabeças
🎱 Bingo

Para quem gosta de tecnologia, alguns aplicativos podem ser grandes parceiros. Aqui algumas dicas:

NeuroNation – treinos personalizados de memória e atenção (Android/iOS).

Lumosity – jogos de lógica, memória e agilidade mental (Android/iOS).

Zen Word – palavras-cruzadas digitais com vários níveis (Android/iOS).

Jogo da Memória com Animais – jogo da memória com imagens (Android/iOS).

Cognifit – testes e jogos de estimulação cognitiva validados por especialistas (Android/iOS).

“Todas essas opções trabalham a atenção e o raciocínio lógico. Dedique 10 a 15 minutos por dia a esses jogos. Sozinho, em grupo ou com a família, o importante é se divertir enquanto exercita sua mente”, orienta Roni Mukamal, médico geriatra e superintendente de medicina preventiva da MedSênior.

Ele ainda ressalta que não se trata apenas de diversão, afinal, essas atividades também funcionam como um treino para o cérebro, estimulando novas conexões neurais e retardando o declínio cognitivo natural do envelhecimento. Por isso, inserir jogos na rotina é uma maneira prática e prazerosa de cuidar da saúde mental.

Cabeça Boa

Na MedSênior, o plano de saúde para terceira idade, entre os projetos que os pacientes têm acesso, estão as Oficinas de Saúde, que trabalham exatamente com um programa de atividades mentais criativas, que colaboram com a memória e muito mais. A oficina Cabeça Boa é uma delas.

Ela colabora com a memória do paciente e suas funções mentais, que ficam mais devagar à medida que envelhecem.

São aplicadas uma série de atividades para gerar estímulos cognitivos que possam desempenhar bem suas funções no dia a dia, o que ajuda, inclusive, a prevenir o aparecimento de doenças.

Durante essa oficina o paciente pode interagir com outros beneficiários que passam pela mesma experiência e que têm um objetivo comum: garantir um envelhecimento saudável. Nesse momento, nascem amizades e há a troca de experiências. (O Programa necessita de encaminhamento médico de acordo com perfil de fragilidade.)

Leia também

Entenda a importância da leitura para saúde mental do idoso
Conheça os alimentos que influenciam o humor e saúde mental
Colesterol alto: entenda por que a alimentação saudável nem sempre é suficiente