Não é nenhuma novidade que a leitura é uma ótima forma de relaxar a mente, viajar para mundos mágicos, conhecer histórias épicas e aprender muitas coisas novas – tudo isso sem nem sequer precisar sair de casa. Contudo, a importância da leitura vai muito além de apenas se distrair e aprender, ela tem o poder de exercitar a memória, fortalece a criatividade e faz muito bem para a mente.
No entanto, muito se fala sobre os benefícios desse hábito durante as primeiras fases da vida sendo muito indicada para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Contudo, o que pouco se fala é da importância da leitura para a manutenção da saúde mental de um idoso. Para esclarecer esse assunto, hoje contamos como manter o hábito da leitura durante a terceira idade é benéfico para a sua saúde mental. Aproveite a leitura!
+ Conheça os benefícios de estudar música na terceira idade
Importância da leitura para saúde mental na terceira idade
Segundo um pesquisador do Instituto do Cérebro (InsCer), a leitura funciona como uma espécie de exercício estimulante para o cérebro de uma pessoa. Conforme afirmado pelo professor, o hábito de ler contém uma relação comprovada com a saúde mental. Por envolver a imaginação, aprendizagem, mentalização e antecipação, ler funciona como uma atividade para o cérebro de uma pessoa.
Além disso, outro especialista afirma que a leitura também é muito importante para a manutenção de uma saúde mental de qualidade por ajudar a diminuir o estresse. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Sussex, o hábito de leitura tem o poder de reduzir os níveis de estresse em até 68%. O estudo apontou uma diminuição da tensão muscular e diminuição da frequência cardíaca durante o ato de leitura.
+ Jardinagem: como atua na melhora da sua saúde mental?
Ler fortalece sua mente agora e no futuro
É interessante ressaltar que o hábito de leitura não é importante apenas para o momento presente. Ao praticar a leitura regularmente, você protege sua mente contra o surgimento de doenças degenerativas. A leitura promove uma melhora do funcionamento cerebral, o que pode retardar o desenvolvimento de sintomas de doenças como o Alzheimer e a demência.
Além disso, vale apontar que há um aumento de conexões do cérebro enquanto estamos lendo. Um estudo promovido pela Universidade Emory, por exemplo, conclui que a leitura tem o poder de estimular o nosso cérebro como se estivéssemos vivendo os eventos descritos nas páginas. Dessa forma, ao lermos, também fortalecemos e estimulamos a empatia (poder de compreender melhor o outro). Contudo, vale lembrar que os gêneros nos impactam de formas diferentes.
Outro ponto importante a destacar é a relação da leitura com a saúde emocional. Psicólogos acreditam que o hábito de ler regularmente é uma ótima forma de tratar a depressão e a ansiedade. Além disso, funciona como uma válvula de escape dos problemas diários, o que ajuda a relaxar muito a mente.
Oficinas de Saúde também ajudam sua mente
As Oficinas de Saúde MedSênior são ótimas opções para quem busca adquirir novos conhecimentos e exercitar a mente. Nossa oficina de Arte Terapia trabalha o ensino de artesanato que ajuda a estimular a memória e inclusão social. Além dessas, temos diversas oficinas que você pode conhecer clicando aqui. Se não é nosso beneficiário e quer acesso aos benefícios MedSênior, clique aqui e contrate o plano da terceira idade.