O Brasil está passando pela pior seca de sua história recente e tem enfrentado ondas de calor que, com altas temperaturas, fazem a umidade do ar evaporar, lavando cidades a índices baixíssimos de umidade.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quase 200 cidades pelo país registraram umidade relativa do ar menor ou igual à do deserto do Saara. Segundo a análise das estações do Inmet, os piores índices foram registrados em cidades no Mato Grosso do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.
A secura incomum, inclusive em áreas litorâneas, pode causar ressecamento excessivo de pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, alerta o geriatra e superintendente em Medicina Preventiva da MedSênior, Roni Chain Mukamal.
Desidratação em idosos
Outra situação que chama atenção durante esta seca, principalmente entre a população idosa, é a desidratação. Só no estado de São Paulo, por exemplo, a cada dez internações, quatro são de pessoas com mais de 60 anos, segundo a secretaria de saúde estadual.
De acordo com Fernanda Sperandio, médica geriatra da MedSênior, os idosos são especialmente sensíveis à desidratação porque demoram mais para sentir sede e a sentem com menos intensidade, além de ter maior porcentagem de gordura corporal e a pele mais fina.
Sintomas comuns de desidratação
– Boca seca
– Vontade de beber água constantemente
– Sonolência
– Pele ressecada
– Dores de cabeça e tonturas
– Diminuição da urina e urina mais concentrada.
Como previnir a desidratação em idosos?
“É importante conversar com o geriatra para saber qual a quantidade de líquido diário que você precisa ingerir para manter-se bem hidratado. Uma dica é deixar sempre uma garrafinha ao lado, porque você vai conseguir quantificar se está bebendo a quantidade de líquido necessária”, afirma Roni.
Ajuda médica em caso de desidratação
O geriatra aconselha, ainda, que em caso de agravamento de doenças respiratórias, o beneficiário procure uma de nossas unidades com Pronto Atendimento ou no nosso Pronto Atendimento Virtual, disponível para todas as áreas de atuação da MedSênior por meio do telefone 0800 0800 551 ou enviando a mensagem “Pronto Atendimento virtual” para nosso WhatsApp, no número 0800 840 5505.