As alterações do corpo, como a perda da massa muscular, doenças e efeitos de remédios são as principais causas das quedas de idosos. Transtornos que afetam o sistema motor, tais como Parkinson, artrose, osteoporose, sequelas de AVC e problemas de visão também são fatores que aumentam o risco.

“Por ser um problema com causa multifatorial, o ideal é que o idoso seja avaliado por um geriatra, que fará uma avaliação integral. Esse será o primeiro passo para a prevenção de quedas”, explica médico geriatra, o Roni Chain Mukamal.

O assunto ganhou mais destaque nas últimas semanas depois que o cantor Agnaldo Rayol, de 86 anos e o presidente Lula, 79 anos, caíram no banheiro de casa. O cantor, acabou falecendo, enquanto o político precisou fazer um procedimento cirúrgico na cabeça.

Como prevenir queda de idosos em casa?

E como evitar a queda do idoso na rua?

Núcleo de Autonomia e Independência ajuda na prevenção de quedas

O Núcleo de Autonomia e Independência é uma das oficinas de saúde oferecidas pela MedSênior, voltada para idosos com sarcopenia, ou seja, a diminuição da massa muscular. Ela faz parte do Programa Bem Envelhecer, disponível para todos os beneficiários do plano de saúde referência no cuidado com a terceira idade.

A proposta desse núcleo é fazer com que os pacientes façam alguns exercícios de forma sistemática durante semanas, com o objetivo do fortalecimento muscular e melhora do equilíbrio, de maneira que mantenham o corpo mais ativo, diminuindo o risco de cair, o que garante mais segurança e autonomia para a realização das atividades.