A morte da cantora Preta Gil comoveu o Brasil e reacendeu um alerta importante sobre a prevenção do câncer colorretal. A artista vinha expondo publicamente o seu tratamento oncológico, mostrando força e coragem ao dividir com o público os desafios desse jornada. Mas, afinal, o que é o câncer colorretal?

Neste conteúdo, vamos trazer tudo que você precisa saber sobre esse tipo de câncer.

O que é câncer colorretal?

O cirurgião oncológico e coordenador nacional da cirurgia oncológica da MedSênior, Marcos Adriano Jota explica que o câncer colorretal é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso (cólon) e no reto.

“É um dos tipos mais frequentes no Brasil e no mundo, afetando homens e mulheres, principalmente a partir dos 50 anos. Na maioria dos casos, ele começa com pequenas lesões na parede do intestino que, ao longo do tempo, podem se transformar em câncer”, descreve o especialista.

O câncer colorretal pode ser silencioso?

O câncer colorretal pode ser silencioso, principalmente porque seus principais sintomas são inespecíficos, ou seja, podem ser confundidos com outras condições. Além disso, muitos pacientes não apresentam sintomas até que a doença já esteja avançada, o que reforça a importância da realização de exames preventivos, como a colonoscopia, a partir dos 45 anos — ou antes, em casos específicos (quando há histórico familiar, por exemplo).

Sintomas de câncer colorretal

Dr. Marcos Adriano lembra que os sintomas de câncer colorretal podem variar, mas lista os mais comuns:

– Sangue nas fezes
– Mudança no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre)
– Dores abdominais frequentes
– Perda de peso sem motivo aparente
– Cansaço constante
– Sensação de evacuação incompleta

Como prevenir o câncer colorretal?

A prevenção do câncer colorretal, destaca Marcos Adriano, envolve hábitos de vida saudáveis e exames de rastreamento.

“Alimentação equilibrada, rica em fibras e pobre em carnes processadas, prática regular de atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo excessivo de álcool e o tabagismo e fazer exames de rastreamento, como a colonoscopia ou a pesquisa de sangue oculto nas fezes, de acordo com orientação médica, são alguns dos cuidados fundamentais para prevenir o câncer colorretal”, orienta o especialista.

Câncer colorretal tem cura?

A boa notícia é que o câncer colorretal tem grandes chances de cura, principalmente quando identificado nos estágios iniciais.

“Nos estágios iniciais, as chances de cura são de até 95%. Infelizmente, nos casos mais avançados, a chance de cura é menor que 20%. A chance de retorno da doença segue a mesma lógica: quando descoberta no começo, há uma baixíssima chance de recidiva, mas, quando descoberta em estágios avançados, às vezes até com metástase, a probabilidade de esse câncer se manifestar novamente são altas”, descreve o médico.