Vacina gripe para idosos

A influenza, popularmente conhecida como gripe, está relacionada a 72,5% dos óbitos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta que os casos de SRAG por influenza A têm atingido níveis de maior incidência  em crianças e idosos. A vacina ainda é o método mais eficaz para controlar a disseminação da influenza e, por consequência, reduzir o número de casos de SRAG.

De acordo com o geriatra Roni Mukamal, superintendente de Medicina Preventiva da MedSênior, a vacina de gripe para idosos está entre as mais importantes do calendário vacinal e deve ser tomada anualmente, de preferência, entre abril e agosto, quando mais casos são registrados.

“Essa vacina de gripe para idosos protege, principalmente das complicações da gripe, já que essa doença tem um impacto muito grande sobre esse grupo”, completa.

Veja outros pontos que o especialista esclareceu sobre a vacina da influenza.

Vacina da gripe para idosos: quem pode tomar?

A vacina da gripe para idosos é indicada para todas as pessoas com 60 anos ou mais e o objetivo é reforçar a imunidade contra os vírus da gripe, que sofrem mutações frequentes e exigem atualização anual da vacina. A campanha nacional de vacinação já está acontecendo e a intenção é imunizar 90% do público prioritário.

Além dos idosos, também têm direito à vacina gratuita grupos prioritários como crianças, gestantes, puérperas, profissionais da saúde e pessoas com comorbidades.

O que não se pode fazer após tomar a vacina da gripe?

Após receber a vacina da gripe para idosos, não há restrições severas. No entanto, algumas recomendações ajudam a evitar desconfortos:

– Evite esforço físico intenso nas primeiras 24 horas
– Mantenha-se hidratado
– Observe possíveis reações adversas e, se necessário, procure orientação médica

A maioria das pessoas pode seguir a rotina normalmente após a aplicação da vacina.

Onde a vacina da gripe está disponível?

A vacina da gripe para idosos está disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde (UBS) do SUS durante a campanha nacional. Uma alternativa é a rede privada que oferece a vacina na versão tetravalentes (que protegem contra quatro cepas do vírus) disponíveis mediante pagamento.

Clientes MedSênior podem comprar o imunizante na rede privada com desconto, até o dia 31 de julho de 2025. Para isso, basta apresentar a carteirinha de beneficiário em uma loja das redes participantes: Santa Lúcia, Raia, Drogasil, Pacheco e Drogaria São Paulo.

Conheça a MedSênior: plano de saúde para terceira idade

A MedSênior é um plano de saúde exclusivo para pessoas da terceira idade, com foco em prevenção e cuidado contínuo. A operadora oferece atendimento humanizado, programas de saúde preventiva e suporte especializado para garantir mais qualidade de vida aos seus beneficiários.