O Relatório Global para Prevenção do Suicídio da Organização Mundial da Saúde aponta que, ataxa de suicídio entre as pessoas acima de 60 anos são maiores que a registrada em outros grupos. Somando 7,7 casos por cada 100 mil habitantes e, dentre aquelas com mais de 70 anos, a taxa sobre para 8,9.
Nesse período de distanciamento físico, é preciso redobrar a atenção para notar o menor sinal de angústia e depressão, para quecasos de suicídio possam ser evitados. Pensando nisso, nós, da MedSênior, preparamos um conteúdo especial sobre esse assunto para te deixar bem informado.
Quais podem ser os sintomas do suicídio?
O sintoma mais notável em pessoas que pensam em cometer suicídio é a mudança de comportamento, aquele que talvez era ativo e alegre, passa a ser mais deprimido e inoperante. É comum também, a vontade de se despedir dos familiares e amigos e presenteá-los com objetos de valor sentimental. Além dos chamados suicidas passivo-crônicos, que são aqueles que cometem o suicídio não manifestado, ou seja, recusam alimentação, deixam de tomar seus remédios e podem até provocar uma queda.
A prevenção é o melhor caminho
Nossa dica é que a integração com os amigos e família não seja perdida, pois a companhia de pessoas próximas é primordial para se sentir acolhido e seguro, a fim de conversar e desabafar. Afinal, uma boa conversa e abraço quentinho podem ser transformadores.
Vale ressaltar, que ser ativo nas atividades físicas é muito importante, pois assim como os exercícios, nos esportes praticados em grupo também é possível se integrar e fazer novas amizades, além de fazer bem ao corpo e a mente. Por isso, de forma cuidadosa, crie o hábito de se exercitar e executar hobbies que tragam bem-estar, como andar de bicicleta, frequentar a hidroginástica e os grupos de leitura. Separe também um tempo para o chá da tarde com as amigas e explore novas áreas, como a pintura, o artesanato e a meditação.
A tecnologia como aliada
Em tempos de distanciamento, é preciso utilizar todos os recursos tecnológicos para se manter próximo de quem mais gosta. Por isso, use com moderação, aplicativos de mensagens e interação.
E se você também é daqueles que adora se aventurar nas redes sociais e ficar bem informado, confira o passo a passo de como usar a nova ferramenta do Instagram, o reels, que propõem um formato de vídeo mais curto e divertido.
Geração + alegre e informada
Aqui no blog da MedSênior você encontra muitos outros conteúdos para se manter bem informado. Veja os posts!
Receitas rápidas para fazer em casa durante a quarentena
Aprenda como criar figurinhas personalizadas para o Whatsapp