Quando devo me aposentar? Essa é uma dúvida muito comum para quem está chegando nessa etapa da vida. Ainda assim, é também normal que ao pensarmos sobre o assunto, o foco seja em itens como a idade ou em parar de trabalhar. Mas essa é uma decisão que vai além e deve ser bem planejada. Saiba mais neste post!
A ideia de se aposentar é bastante voltada para ter mais tempo, descansar e aproveitar a vida. De fato, essa é uma das melhores maneiras de curtir essa fase. Mas existe um momento ou uma idade correta para fazer essa escolha? A decisão causa uma grande transformação na rotina, que nem sempre é fácil de lidar, e por isso deve ser bem pensada.
Geralmente dividida em dois meios: a aposentadoria por idade e a por tempo de serviço, ela começa a ser pensada por volta dos 60 anos. Mas há regras. Confira as principais:
Aposentadoria por idade
A aposentadoria por idade ocorre quando o beneficiário já atingiu a faixa etária considerada ideal pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Além disso, também é necessário ter:
- O mínimo de 180 contribuições ao longo da vida;
- Para homens: o mínimo de 65 anos;
- Para mulheres: o mínimo de 62 anos.
Aposentadoria por tempo de serviço
Já na aposentadoria por tempo de serviço, o que conta é o período em que o beneficiário contribuiu ao longo da vida profissional. Com isso, as regras ficam:
- Ter um tempo de contribuição mínimo de 35 anos para homens;
- Ter um tempo de contribuição mínimo de 30 anos para mulheres.
Mesmo que a aposentadoria passe a ser pensada apenas quando ela está perto de acontecer, a verdade é que o processo de escolha entre se aposentar ou não vai muito além. Dessa maneira, passa por pontos como a realização profissional, a qualidade de vida e até a falta de objetivos a serem conquistados.
Leia também: como ter uma posentadoria feliz?
Afinal, quando devo me aposentar?
Se aposentar ou não é uma decisão pessoal e que não tem uma data certa. Tudo dependerá de fatores como a idade, os planos para o futuro e o momento que você estará vivendo.
Por estarmos condicionados a chegar nessa fase algum dia, nem sequer cogitamos a possibilidade de estender a vida profissional, por exemplo. Outro fator pouco falado ao pensar em quando devo me aposentar, são as mudanças que a decisão traz consigo.
Algumas pessoas sentem a mudança e nem sempre lidam bem com um tempo ocioso maior e a falta de um objetivo claro. Com isso, além de ter um bom planejamento financeiro, também será necessário cuidar do psicológico e planejar os próximos passos.
Assim, antes de tomar uma decisão, devemos levar em conta:
- O aumento da quantidade de tempo ocioso;
- A diminuição de renda;
- Os objetivos que temos para o futuro;
- A possibilidade de tentar uma nova profissão ou hobbie;
- Estender a carreira profissional.
Como me planejar financeiramente para este período?
Quando nos aposentamos, o nosso poder econômico tende a diminuir e outros tipos de despesas podem mudar o orçamento. Além disso, é importante ter uma reserva para não ser pego(a) de surpresa e se permitir viver essa fase com mais tranquilidade.
Para fazer esse planejamento e conseguir economizar dinheiro, é preciso, primeiro, definir as suas prioridades. Depois, é hora de colocar no papel os gastos e a renda mensais.
Com todas essas informações, o próximo passo consistirá em definir quais gastos atuais podem ser evitados ou diminuídos e o quanto você pretende gastar por mês. A partir daí, ficará muito mais rápido e prático ter um controle das suas finanças.
Devo adiar a aposentadoria?
Além de motivos financeiros, muitos outros fatores podem levar a essa escolha. Adiar a aposentadoria não precisa ser visto como um erro ou algo ou pouco efetivo. Se você ainda se sente ativo(a) ou tem objetivos a serem realizados na carreira, a possibilidade deve ser analisada.
Por outro lado, se aposentar de sua principal profissão não deve necessariamente significar parar. Há ainda a possibilidade de mudar de área ou de tentar uma segunda carreira, que você sempre sonhou, mas talvez nunca tenha tentado.
Com uma nova fase podendo começar, é hora também de realizar alguns sonhos e tirar planos do papel. Aproveite!
Me aposentei: e agora?
Se você já se aposentou, é hora de olhar para as diversas possibilidades que essa nova etapa da vida pode trazer. Agora você pode enfim deixar de lado os pensamentos sobre quando devo me aposentar e focar em atividades que te deem prazer e permitam aproveitar cada momento.
Que tal começar a pensar em algumas dessas atividades. Você pode:
- Começar a praticar atividades físicas;
- Aprender um novo idioma;
- Voltar a estudar;
- Viajar mais;
- Pratique trabalho voluntário;
- Aproveite a tecnologia para socializar e adquirir novos conhecimentos.
Geração+ informada