Você sabia que, assim como os outros órgãos, os olhos também envelhecem? Problemas de visão são uma ocorrência comum após os 50 anos. Para se informar mais sobre doenças e ter dicas de como se cuidar melhor, continue lendo este post.
Catarata
É um dos problemas de visão que ocorrem principalmente após os 50 anos. A doença é a maior causa de cegueira reversível no mundo e está relacionada ao processo de envelhecimento dos olhos.
Sintomas da catarata
Quem apresenta esse problema de visão possui sensação de vista nublada, que se assemelha a uma janela embaçada, e dificuldade de dirigir à noite devido ao brilho dos faróis. A catarata afeta o cristalino do olho, com um tipo de película branca que diminui a visão e aumenta a sensibilidade à luz.
Prevenção da catarata
Estudos ainda não comprovam o que pode ser feito para prevenir ou retardar esse tipo de problema de visão. Mas, é útil tomar alguns cuidados:
– Ter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais;
-Fazer exames oftalmológicos regulares;
-Cuidar de outros problemas de saúde, como glaucoma e diabetes.
Tratamento da catarata
O único tratamento efetivo para a catarata é a cirurgia, que substitui o cristalino por lentes intraoculares. É um procedimento simples e indolor que recupera a visão.
Glaucoma
O glaucoma é uma doença causada pela elevação da pressão no olho. Ela altera o nervo óptico e gera danos irreversíveis das fibras nervosas, o que leva a perda do campo visual. É a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Pode ser dividido em quatro tipos: ângulo fechado, ângulo aberto, congênito e secundário. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 2,4 milhões de novos casos anualmente.
Sintomas do glaucoma
Os sintomas costumam variar de acordo com o tipo da doença. Na maioria dos casos, ele é assintomático, a princípio. No estágio mais avançado, causa perda da visão periférica lateral.
É importante prestar atenção em alguns sinais ao longo do tempo:
– Aumento de um olho ou de ambos os olhos;
– Sensibilidade à luz;
– Olhos com aparência inchada;
– Nebulosidade na parte frontal do olho.
Prevenção do glaucoma
É possível somente evitar a perda de visão. Para isso, visite regularmente o oftalmologista. O diagnóstico precoce é fundamental para que a doença não deixe sequelas.
Tratamento do glaucoma
O tratamento do glaucoma reduz a pressão ocular. Pode ser feito por meio de medicamentos ou cirurgia.
Dicas da MedSênior:
– Somente use colírios com orientação médica;
– Evite coçar ou apertar os olhos;
– Beba muita água;
– Use óculos escuros de boa qualidade;
-Conheça o histórico de saúde ocular de sua família.
Fonte: Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra MedSênior, CRM 9745 e RQE 6575.
Sabia que aqui no Blog da MedSênior existem outros conteúdos que podem ser de seu interesse? Confira os nossos posts!
Devo mudar meus hábitos alimentares com o avançar da idade?
Medicina Integrativa e longevidade
Tudo o que você precisa saber sobre os planos de saúde da MedSênior