Uma pesquisa feita pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) aponta que 90% dos casos de deficiência visual são previsíveis ou tratáveis. Especialistas afirmam que o alto índice é consequência da falta de consultas preventivas na saúde dos olhos.

No episódio do podcast Bem Envelhecer MedSênior, lançado nesta terça-feira (3), os apresentadores Maycon Oliveira e Luanna Esteves recebem o médico e diretor oftalmologia da MedSênior, Fabiano Cade. Ele fala um pouco sua carreira e dá orientações valiosas sobre a saúde ocular. Veja alguns destaques:


Quando devo ir ao oftalmologista?

Fabiano explica que o acompanhamento oftalmológico deve começar na maternidade, quando o próprio pediatra faz os primeiros exames, como teste do olhinho. Considerando que foi tudo bem neste primeiro momento, ainda durante o primeiro ano de vida a criança dever ser examinada por um médico especialista em visão.

Depois disso, o programa de cuidado é definido pelo médico. Há, contudo, alguns marcos de idade que merecem atenção especial: após os 40, quando os quadros de presbiopia, ou vista cansada, começam a surgir e, principalmente após os 50 anos, quando surgem as principais e mais graves doenças ópticas.

Uma das condições mais comuns é a catarata, cuja principal característica é o embaçamento do cristalino, que é a lente natural do olho que ajuda a focar as imagens. Essa opacidade causa perda gradual e indolor da visão.

Quais são os sintomas da catarata?

Embora não cause dor, a catarata tem alguns sinais que não podem ser ignorados. Os principais são:
– Os detalhes ficam menos nítidos;
– As cores perdem o contraste;
– A vista fica muito embaçada;
– Tarefas cotidianas ficam mais difíceis.

O médico Fabiano Cade alerta que a catarata é uma doença progressiva e que, quando os sintomas se agravam, recomenda-se a cirurgia.

“A correção da catarata é um procedimento efetivo e seguro e, nos casos em que o paciente não tem uma doença associada, a visão pode ser 100% reestabelecida”, descreve o oftalmologista Fabiano Cade.

A chave para manter a saúde ocular em dia é fazer consultas periódicas ao especialista, principalmente após os 40 anos. Quanto antes uma doença for descoberta, maiores são as chances de cura.

Ficou curioso para saber o que mais a sua visão pode dizer sobre sua saúde? Então ouça o bate-papo agora!

Podcast Bem Envelhecer MedSênior

O podcast Bem Envelhecer MedSênior está em sua segunda temporada e, em cada episódio, aborda temas fundamentais para o bem envelhecer. O programa está disponível no YouTube e Spotify. Para conferir, acesse medsenior.com.br/bemenvelhecer ou encontre o podcast na plataforma de streaming.

Na segunda temporada, nós já falamos sobre:

Remédios e suplementos – O que realmente funciona?
Sucesso na maturidade
Como organizar suas finanças para viver uma aposentadoria tranquila
Viajar na melhor idade: a hora é agora