O penúltimo mês do ano chega com a campanha Novembro Azul, que tem o objetivo de alertar os homens sobre os cuidados com a saúde e o diagnóstico precoce de câncer de próstata.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 3 milhões de pessoas convivem com o câncer de próstata, sendo este o segundo tipo de câncer que mais leva os homens a óbito.

O médico urologista Rodrigo Pastor, diretor médico da MedSênior em Brasília, alerta que, a partir dos 50 anos, os homens devem fazer consultas regulares ao médico e, se houver histórico familiar de câncer de próstata, esse acompanhamento deve começar aos 45.

“Quanto mais cedo, maior a taxa de cura. O câncer de próstata inicial pode ter uma taxa de 90% de cura. Já quando é identificado em sua fase mais desenvolvida, essa taxa de sucesso cai drasticamente”, alerta.

Veja outras questões importantes que o especialista esclareceu:

O que é o câncer de próstata?

É um tumor que se desenvolve na próstata, e em geral, de forma lenta e silenciosa. Há casos, entretanto, em que esse desenvolvimento pode acontecer rapidamente e se espalhar pelo corpo, causando um processo conhecido como metástase. Por não ter um desenvolvimento padrão, é fundamental que exames de monitoramento sejam feitos anualmente.

Quais os fatores de risco?

Pastor destaca que o câncer de próstata é considerado um câncer de terceira idade, porque cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Pessoas que sofrem com sobrepeso, obesidade, tabagismo e exposições químicas também são fatores de risco. Além, dos fatores genéticos como histórico familiar.

Sinais e sintomas

Entre os sintomas do câncer de próstata, os mais comuns são:
– Irregularidades para urinar, dores e ardências;
– Sangue na urina ou no sêmen.

Mas, na maioria dos casos, o câncer de próstata não apresenta sintomas no início. Por isso, os exames são tão necessários para detectar a doença precocemente.

Como se prevenir?

O paciente deve procurar o urologista a partir dos 50 anos. Mas, se houver histórico na família por parentes de 1° ou 2° grau, o paciente deve se antecipar 5 anos. O diagnóstico é feito por meio e exames de PSA e toque retal. A prevenção do câncer de próstata consiste em ter diversos hábitos saudáveis, sendo de extrema importância praticar atividades físicas, ter uma boa alimentação e cuidar do peso corporal.