
31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco. A pneumologista da MedSênior, Priscila Pitanga, como forma de alertar e chamar atenção para os riscos à saúde, causados pelo tabagismo, nos ajudou com informações especiais para o post de hoje. Continue lendo e saiba mais!
Fumar pode resultar em um vício difícil de abandonar na terceira idade, já que é um hábito que, geralmente, persiste desde a juventude. Dra.Priscila explica que o idoso tabagista é mais propenso à irritação das vias aéreas, bronquite e gripes, que podem levar à pneumonia. “A pessoa idosa que para de fumar se beneficia com uma melhor qualidade de vida. O risco de enfermidades diminui gradativamente e o organismo se restabelece”, pontua.
Tabagismo mata 7 milhões por ano
A médica explica, ainda, que o tabagismo é responsável por mais de sete milhões de mortes anuais em todo o mundo. “A nicotina é fator desencadeador de várias doenças, e agrava tantas outras. Estão correlacionados ao uso do tabaco diversos tipos de câncer, fibrose e enfisema pulmonar, infarto do miocárdio, AVC, aneurisma, entre outras”, pontua.
Persistência é fundamental
Durante o tratamento para abandono do tabagismo, 40% dos pacientes podem ter recaídas e retomar o vício de fumar, sendo que 60% dessa porcentagem nos três primeiros meses. “As recaídas acontecem e é algo comum, o importante é entender o motivo dela: foi descuido do paciente ou falência de tratamento? Nessas horas, o apoio da família é essencial”, ressalta a pneumologista.
Para ficar por dentro de mais dicas e notícias que envolvem saúde na terceira idade, acesse outros conteúdos exclusivos em nosso Blog!
Acompanhamento
Acompanhamento especializado é fundamental para abandonar ohábito de fumarem qualquer idade. “A orientação é bastante individualizada e envolve o entendimento das causas motivadoras do hábito tabágico e uma abordagem comportamental que analisa modificações nas ações do dia a dia que facilitam a percepção e o maior controle do consumo”, finaliza Priscila.
Faça seu acompanhamento na MedSênior
A MedSênior te dá total suporte para deixar o tabaco de lado. Além de médicos especializados na área, oferecemos também oficinas de bem-estar e fácil acesso a exames e terapias.
Envelhecer bem é a nossa meta.Cadastre-see receba um guia médico para envelhecer com disposição e saúde!
Fonte: Priscila Pitanga, pneumologista MedSênior.