
Por mais que muitas pessoas tentem retardá-lo, o envelhecimento faz parte da vida, isso é algo natural e inevitável. Portanto, o que cabe a cada um é tentar passar por esse período de uma forma saudável e ativa a fim de alcançar a terceira idade com a saúde em dia. Para isso, é muito importante que alguns hábitos sejam mudados e que o autocuidado se torne rotina.
Contudo, por mais que saibam da necessidade de cuidar da própria saúde durante o envelhecimento, é comum que muitas pessoas não saibam como fazer isso. Neste post, vamos te contar como envelhecer bem, assim como dar dicas para você cuidar melhor da saúde. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!
Como envelhecer bem?
O envelhecimento saudável tem a ver, acima de tudo, com seu autocuidado. Porém, além de fazer diferença na sua qualidade de vida, uma rotina saudável pode influenciar no seu tempo de vida. Alguns estudos, por exemplo, demonstram que o corpo começa a apresentar certo desgaste a partir dos 40 anos. Por isso, se cuidar preventivamente faz toda a diferença!
Para isso, estabelecer novos hábitos saudáveis é uma atitude indispensável. A alimentação, por exemplo, deve ser uma preocupação diária, bem como uma rotina de exercícios regulares. Para te ajudar a elencar tudo o que precisa fazer para ter uma vida saudável, continue a leitura e confira as nossas dicas para o seu bem-estar!
1. Nutra o seu corpo de maneira saudável!
Para uma alimentação equilibrada e saudável é indispensável o consumo de frutas, verduras, legumes e proteínas diariamente. As proteínas, por exemplo, são fundamentais para manter um bom funcionamento da musculatura, o que é fundamental para o período, já que é comum a perda muscular durante o envelhecimento.
Porém, além de dar muita atenção para as proteínas, é preciso manter os olhos voltados para alimentos nutritivos, ricos em vitaminas e minerais. Por isso, é importante manter um cardápio diversificado e muito colorido, a fim de consumir todos os nutrientes necessários para uma alimentação rica. Confira alguns alimentos que você não pode deixar de fora:
- Carne vermelha;
- Carne branca;
- Feijão;
- Cenoura;
- Oleaginosas;
- Frutas cítricas;
- Ovo;
- Frutas vermelhas;
- Água de coco;
- Aveia;
- Brócolis;
- Alho.
Confira também como tornar cada refeição mais saudável:
- Café da manhã: começar o dia se alimentando bem é indispensável para uma boa saúde! O ideal é dar prioridade para o consumo de frutas diversas, iogurtes, pães integrais, cereais, chás e sucos naturais.
- Almoço: durante essa refeição, dê atenção a alguns alimentos indispensáveis, como as verduras, legumes, proteínas e grãos, como, por exemplo: alface, rabanete, rúcula, palmito, brócolis, arroz integral, feijão, grão-de-bico, lentilha e as proteínas magras.
- Café da tarde: para a refeição da tarde, assim como a da manhã, pode-se consumir frutas, pães, cereais e chás. Mas, para incrementar ainda mais a refeição, você pode optar por preparar pães de queijo, crepiocas recheadas, chips de batata-doce, sanduíches naturais, tortas e diversas outras receitas cheias de sabor.
- Jantar: para passar a noite bem e dormir sem se sentir pesado, o melhor a se fazer durante o jantar é dar preferência a uma refeição leve. Algumas opções são os pescados, omeletes, saladas de folhas variadas, panquecas e tapiocas recheadas com queijo branco.
- Antes de dormir: logo antes de se deitar, pode finalizar o dia consumindo algum chá para relaxar, como o de hortelã, camomila e erva-cidreira.
2. Exercite-se todos os dias!
Os exercícios regulares ajudam a manter um condicionamento físico satisfatório, que ajuda diretamente na sua qualidade de vida diária. Durante a terceira idade é comum a perda de massa muscular (sarcopenia), o que gera dificuldades para a mobilidade, perda de força e potência do músculo, e diminui a autonomia do idoso.
Essa perda muscular pode acarretar diversos outros problemas para a vida do idoso. Essa perda muscular pode ser causada pela diminuição dos hormônios e ingestão de proteínas, porém, o sedentarismo é um grande fator de risco para o problema. Dentre as consequências mais comuns apresentadas pela sarcopenia estão:
- Fadiga constante;
- Incapacidade ou dependência;
- Perda de peso repentina;
- Perda de massa magra;
- Quedas frequentes e causadas por fraqueza;
- Hospitalizações.
Para a prevenção da perda muscular é necessário, portanto, dar atenção à sua alimentação e, principalmente, praticar exercícios físicos diariamente. Confira uma lista de hábitos que farão toda a diferença na sua vida:
- Alongue-se sempre que puder;
- Matricule-se em uma academia;
- Evite ficar muito tempo parado(a);
- Cuide da sua postura;
- Pratique ioga;
- Caminhe ou corra diariamente.
3. O sono é amigo da sua saúde!
De acordo com um estudo feito pela Royal Philips em 2018, no Brasil, apenas 44% das pessoas têm um horário estabelecido para dormir. Também pelo dito na pesquisa, os latino-americanos dormem em média 6,9h por dia.
Isso é um grande problema, já que dormir bem durante as noites é indispensável quando o assunto é bem-estar e saúde. Ele é responsável por renovar as energias do corpo, diminuir o estresse, controlar o apetite e, ainda, é um grande aliado do combate à depressão.
Para aproveitar todos os benefícios do sono é necessário dormir e acordar em horários regulares, além de, claro, dormir cerca de 8h diariamente. Uma forma de ter um sono mais saudável é evitar consumir cafeína após as 17h e não ficar na frente de aparelhos eletrônicos por, pelo menos, 1h antes de dormir.
4. Cuide da sua mente!
Manter a mente ativa também é importante para um envelhecimento saudável. Cuidar do próprio cérebro faz tanta diferença quanto se alimentar bem, por exemplo. Para isso, você pode realizar exercícios mentais diariamente, que ajudam a manter a sua mente ativa, exercitando a memória e o raciocínio.
- Leia diariamente;
- Jogue sudoku, jogo da memória e palavras-cruzadas;
- Jogue xadrez;
- Assista a filmes;
- Converse com as pessoas que você ama.
5. Consulte-se regularmente durante o envelhecimento!
A medicina preventiva é indispensável para cuidar da saúde, afinal, é muito melhor prevenir do que remediar. Com a medicina preventiva, busca-se não só tratar problemas de saúde, mas sim cuidar da saúde e bem-estar diário para prevenir o aparecimento deles. Isso é feito por meio do acompanhamento médico e realização de exames regulares.
Na MedSênior, a medicina preventiva é a prioridade. Nossos profissionais ajudam você a construir uma vida com mais saúde e chegar até a terceira idade com todo o bem-estar que merece. Contrate agora mesmo o plano para quem é 49+ clicando aqui!