
Passar pelo processo de envelhecimento de forma ativa, autônoma e independente está diretamente ligada ao estilo de vida desenvolvido desde cedo. Essa ligação entre o desenvolvimento e amadurecimento do corpo através das funções motoras e o desenvolvimento psíquico e emocional é chamada de psicomotricidade.
Manter-se ativo, preservando movimentos e gestos do dia a dia garante que idosos vivam com mais independência e menos expostos a riscos de quedas, por exemplo. Na MedSênior, a psicomotricidade em idosos é desenvolvida e fortalecida através das nossas Oficinas de Saúde, pensadas para atender os diversos aspectos que promovem o bem envelhecer.
Essas atividades, que são ofertadas sem custo adicional ao beneficiário, trabalham a saúde física, mental e cognitiva dos pacientes.
Por que é importante trabalhar a psicomotricidade em idosos?
O geriatra e superintendente médico da MedSênior, Roni Mukamal, explica que a psicomotricidade tem um importante papel na prevenção, educação e reeducação do indivíduo, trazendo força, resistência, flexibilidade e mobilidade para permanecer ativo e independente, de modo a poder atender suas próprias necessidades pessoais e domésticas, tais como fazer compras ou participar de atividades recreativas ou físicas.
“Recursos de treinamento de força muscular (tais como força e resistência) através de exercícios físicos, terapêuticos e de integração social sugerem alguns efeitos positivos durante o processo de envelhecimento”, descreve.
Como a MedSênior oferece a psicomotricidade para os idosos?
Na MedSênior, os beneficiários têm acesso gratuito ao Programa Bem Envelhecer, com uma equipe multiprofissional dedicada a acompanhar toda a sua trajetória, construindo planos de saúde com cuidados específicos para bem envelhecer.
Entre os serviços disponíveis, estão as Oficinas de Saúde, pensadas para atender os mais diversos aspectos que promovem o Bem Envelhecer: mais saúde e bem-estar para aproveitar os melhores anos da vida.
Conheça um pouco sobre as nossas oficinas:
Núcleo de Autonomia e Independência
No Núcleo de Autonomia e Independência (NAI), a proposta é fazer com que os pacientes com sarcopenia façam exercícios de forma sistemática, com o objetivo de fortalecer a musculatura e melhorar o equilíbrio, diminuindo o risco de quedas, o que garante mais segurança para a realização das atividades.
Fisioterapeutas e educadores físicos são os responsáveis por treinar esses pacientes, utilizando recursos para melhora da performance da marcha, capacidade aeróbia e ganho de equilíbrio para pacientes geriátricos. São utilizadas bicicletas ergométricas, esteira, exercícios de fortalecimento muscular, além de atividades que simulam o cotidiano, como o subir e descer de um ônibus em dimensões reais.
Cabeça Boa
Cuidar da saúde mental é uma das principais chaves para o envelhecimento saudável. A oficina Cabeça Boa colabora com a memória do paciente e suas funções mentais, que ficam mais devagar à medida que envelhecem.
São aplicadas uma série de atividades para gerar estímulos cognitivos que possam desempenhar bem suas funções no dia a dia, o que ajuda, inclusive, a prevenir o aparecimento de doenças. Durante essa oficina o paciente pode interagir não somente com nossos profissionais, mas com outros beneficiários que passam pela mesma experiência e que têm um objetivo comum: garantir um envelhecimento saudável. Nesse momento, nascem amizades e há a troca de experiências.
Educa a Dor
Na oficina Educa a Dor, mantemos paciente ativo por meio de exercícios de força, mobilidade, equilíbrio, coordenação motora e autocuidado e, incentivamos a busca pela prática da atividade física como rotina em sua vida. Também fazem parte do Protocolo de Tratamento Fisioterapêutico do Centro de Terapia da Dor o Grupo de Dor Difusa e as oficinas Vida e Saúde e Dança Sênior.
Todo o tratamento no Centro de Terapia da Dor é baseado em evidências científicas, seguindo as principais diretrizes internacionais, aumentando as possibilidades de melhora da dor e funcionalidade do paciente, sempre proporcionando, em cada etapa do tratamento, o foco em Educação em Dor.
Arteterapia
A Oficina de Saúde Arteterapia incentiva o bem-estar e a inclusão. As atividades que promovemos passam por pintura, escultura, colagem e literatura. Cada uma trabalha com o cognitivo, mas também com as emoções do beneficiário MedSênior.
Nossa equipe respeita o momento e espaço de cada paciente e fornece todo o suporte para que o processo de reabilitação e adaptação seja de acordo com as necessidades individuais dele. As oficinas têm o acompanhamento e orientação de um arteterapeuta, que irá verificar as possibilidades de cada pessoa.