O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado anualmente em 15 de junho, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência contra o idoso. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa e, desde 2006, é reafirmada com realização de campanhas por todo o mundo.

Violência contra a pessoa idosa: entenda a importância de apoiar essa causa

Segundo a assistente social do MedSênior Mônica Thomes, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa é de suma importância. “Infelizmente a violência contra o idoso está presente na família de milhares de pessoas. Por isso, é fundamental orientar e prevenir situações de violação de direitos, bem com conscientizar a importância da realização de denúncias quando tais violências ocorrem”, explica.

O Conselho Nacional dos Direitos do Idoso ressalta que a celebração dessa data, deve-se relacionar à apresentação, ao debate e ao fortalecimento das mais diversas formas de prevenção contra a violência.

Como denunciar a violência contra idosos?
A assistente social destaca que tanto a família, quanto os amigos e vizinhos devem estar atentos a possíveis sinais de violência no idoso. “Caso seja identificada, deve-se, imediatamente, denunciar a situação junto aos órgãos competentes de Defesa dos Direitos dos Idosos. A denúncia pode ser feita pelo Disque 100 – que funciona diariamente, 24 horas por dia – na Delegacia do Idoso e, se não houver delegacia especializada no município, pode-se recorrer a delegacia comum”, finaliza.

Confira mais conteúdos do Blog!

Nós, do MedSênior, estamos aqui para te manter sempre bem informado. Aproveite para conferir outros três conteúdos que separamos especialmente para você!

Quarentena: tutoriais para passar o tempo em casa

Como manter a saúde emocional na quarentena?

10 dicas de qualidade de vida!

Fonte: Monica Thomes Batista – Assistente Social do MedSênior