Embora muitas pessoas conheçam essa área de atuação ou já tenham ouvido falar sobre ela, poucas sabem exatamente o que é a dermatologia. Por isso, neste artigo trouxemos tudo sobre os profissionais dessa área, como eles podem ajudar a cuidar da sua saúde e por que você deve se consultar regularmente com dermatologista. Continue a leitura e confira agora mesmo!
Dermatologia: o que é, área de atuação e importância
Segundo afirmado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a dermatologia é uma especialidade da medicina que concentra sua atuação no diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas doenças e afecções que estão relacionadas à pele, mucosas, pelos, unhas e cabelo. Além disso, como afirmado pela instituição, é a especialidade mais indicada para a atuação em diversos procedimentos estéticos.
Contudo, é muito comum que diversas pessoas acreditem que a atuação de um dermatologista se resume apenas aos cuidados estético, o que não é verdade. Embora esse profissional ajuda o paciente a estabelecer melhores cuidados com a saúde da pele, a sua área de atuação vai muito além disso. Abaixo, contamos um pouco mais sobre o assunto. Confira agora mesmo!
Leia também:
+ Entenda como os alimentos orgânicos influenciam na saúde
+ Mulher idosa: o que esperar da terceira idade e como se preparar?
+ Beleza na terceira idade: cuidados com a estética e autoestima
Quem é o profissional de dermatologia
O dermatologista é um médico que se especializa na área em questão, focando no diagnóstico, prevenção e tratamento de quaisquer problemas relacionados às áreas de atuação da especialidade – como dito acima. Vale ressaltar que esse profissional também é o indicado para te orientar sobre os cuidados gerais e manutenção da beleza da pele.
De acordo com a SBD, atualmente, existem mais de 3 mil condições doenças e médicas que podem vir a afetar a pele, mucosas, pelos, unhas e cabelo de uma pessoa. Para combater qualquer um desses problemas, o trabalho de um dermatologista se faz necessário, garantindo, além de saúde, mais autoestima para seus pacientes.
Além disso, durante a terceira idade, o corpo de uma pessoa passa a pedir cuidados mais específicos com a pele, saúde dos cabelos e diversas outras questões. Dessa forma, o acompanhamento com um dermatologista pode ser muito positivo para pessoa que já passaram dos 50 anos e buscam manter a saúde em dia em todos os seus aspectos.
Como um dermatologista pode ajudar
- Tratamento de doenças de pele, mucosas, pelos, unhas e cabelo;
- Prevenção e tratamento do câncer de pele;
- Procedimentos estéticos seguros;
- Prevenção ao envelhecimento e flacidez da pele;
- Tratamento de manchas, cicatrizes e marcas;
- Tratamento da acne e muito mais.
Encontre seu dermatologista na MedSênior
Nossa Rede Credenciada conta, também, com a possibilidade de marcação de dermatologistas. Isso porque buscamos sempre entregar tudo o que os nossos beneficiários precisam para cuidar melhor da sua saúde e, claro, autoestima também. Você, nosso cliente, pode encontrar o dermatologista certo clicando aqui e conferindo o nosso Guia Médico.
Ainda não é nosso beneficiário e quer ter acesso a todos os benefícios de ser MedSênior? Clique aqui agora e contrate o nosso plano!