Com o passar do tempo, os filhos vão crescendo, construindo suas próprias vidas e, muitas vezes, estabelecendo suas raízes em outras cidades. Além disso, é comum que eles busquem a própria independência e construam as próprias famílias – e isso pode gerar um distanciamento dos pais. Contudo, como podemos superar a distância e manter a família unida com o passar do tempo? Neste post, trouxemos algumas dicas para ajudar nisso!

Família unida e saúde do idoso: conheça a relação

Os idosos apresentam uma recuperação muito mais rápida de derrames quando são acompanhados pelos parentes mais próximos. Isso mostra o quanto a relação familiar pode ser importante para a saúde do idoso.

Contudo, o bom relacionamento familiar nem sempre tem a ver com a proximidade. Há casos onde todos são muito próximos e, mesmo assim, não se relacionam muito bem. Para um relacionamento saudável, é necessário conhecer bem os familiares, seus limites e respeitar suas individualidades. Neste post, damos dicas de como manter a família mais unida. Continue a leitura e confira!

5 dicas para manter a família unida

Por mais que amemos muito os nossos filhos e os queremos sempre por perto, isso nem sempre é uma tarefa fácil. No entanto, existem algumas formas de estimular um melhor relacionamento familiar e a proximidade com os nossos parentes mais queridos. Continue a leitura e confira as dicas que separamos para te ajudar nisso!

1. Respeite os limites de cada familiar

Às vezes pode ser muito difícil aceitar algumas diferenças, principalmente quando falamos dos nossos filhos. Contudo, isso é indispensável quando queremos que o relacionamento familiar seja saudável e amoroso para todas as pessoas que nos são queridas.

Para isso, é importante que você tenha em mente que as diferenças entre cada um só os tornam especiais. É preciso respeitar as peculiaridades de cada um e os estimular a serem eles mesmos, sempre aceitando as diferenças e mantendo as portas abertas para a individualidade de cada um.

2. Busque reunir todos regularmente

A distância não pode diminuir o amor e o carinho: isso todos nós sabemos. Contudo, muitas vezes nada pode substituir um almoço de família regado a muitas gargalhadas. Isso ajuda a estreitar os laços familiares e a boa convivência entre todos os membros da família. No entanto, é importante fazer isso de maneira segura, principalmente em meio à pandemia.

3. Sempre incentive o diálogo

É sempre importante se manter aberto ao diálogo, mesmo que as ideias sejam divergentes. Para que você seja próximo aos seus familiares e mantenha a família unida, não é necessário que todo mundo concorde em tudo – o mais importante é que, ao final do diálogo, todos entendam e respeitem as opiniões de cada um.

4. Programe atividades de lazer

É importante que, além do relacionamento familiar dentro de casa, você programe atividades de lazer com a família. Pode ser um jantar, viagem ou até mesmo uma caminhada no parque no domingo de manhã. O importante é que façam juntos e que seja divertido para todos. Assim fica mais fácil manter o relacionamento familiar.

5. Participe da vida dos filhos

Neste caso vale o bom senso. É ótimo que você queira participar da vida dos seus filhos e netos, mas para isso, é importante entender que a vida é deles. Evite impor suas ideias e decisões, mas esteja sempre aberto a ser um conselheiro e apoio quando necessário. Dessa forma, o relacionamento se torna muito mais saudável e agradável para ambos.