Aumentar a autoestima é uma grande missão de quem passa pelas transformações da terceira idade. Ela, inclusive, chega cheia de dilemas e questões. Por isso, lidar com essa fase da vida requer coragem e atitude. Veja como encarar o espelho sem temores e aproveitar cada momento.
Chegar na terceira idade já é um feito a ser comemorado, e muito! Mas sabemos que algumas insatisfações e até uma certa baixa autoestima podem contribuir para não enxergarmos o lado positivo disso. Entretanto, esse é o momento de deixar as incertezas de lado e se olhar com mais carinho.
A autoestima na terceira idade
A autoestima é algo muito presente ao longo da vida, principalmente na fase adulta. É por meio dela que muitas pessoas se sentem bem ou até a utilizam como motivação a mais para se cuidar. No entanto, conforme envelhecemos, ela pode diminuir.
De maneira geral, essa sensação de baixa autoestima costuma ocorrer justamente pelas mudanças que a terceira idade causa. Com isso, é comum termos alterações na aparência ou até na saúde física. Esse sentimento, se não trabalhado, porém, pode causar situações como:
- Ansiedade;
- Depressão;
- Falta de confiança;
- Isolamento;
- Dificuldades para socializar;
- Falta de cuidados com a saúde e a aparência.
Por outro lado, aumentar a autoestima ajuda em diversos momentos da terceira idade. Tanto, que é por meio dela que as pessoas desenvolvem algumas habilidades essenciais para o dia a dia. Entre elas:
- Empoderamento;
- Confiança;
- Bem-estar;
- Autocuidado;
- Autorrealização.
Como lidar com a idade?
Essa é uma situação muito pessoal, afinal, nem todos contam com uma autoestima alta ou sabem lidar com o que veem no espelho. Ainda assim, há alguns passos que podem ser dados para fazer as pazes com a idade.
Se cuidar é o principal deles, e isso não envolve apenas a aparência, tudo bem? Para envelhecer bem, é necessário ter um cuidado especial com a saúde mental. Ela vai ser uma das suas parceiras durante a terceira idade e por isso merece ser bem tratada ao longo da vida.
Assim, além de investir em terapia, uma boa dica é exercitar a mente. Você pode o fazer por meio da leitura, de estudos e até de filmes e séries. Dessa maneira, ela se mantém ativa.
Outro fator que ajuda e muito a lidar com as fases do envelhecimento é o autoconhecimento. Se conhecer te permitirá saber como se sente, o que precisa melhorar e como melhorar. Além disso, também fará com que você se perdoe e respeite os próprios sentimentos.
Esse autoconhecimento pode vir com a ajuda da terapia, mas também em conversas com pessoas da mesma idade e até por estudos sobre o tema. E que tal aproveitar toda essa fase para mudar?
Seja uma mudança de hábito ou total mudança de vida, a terceira idade é o momento certo para aproveitar oportunidades e deixar de lado qualquer tipo de peso que a experiência pode ter te trago. Aproveite para viver bem!
É possível aumentar a autoestima?
Tendo o autoconhecimento como guia, todo o processo de manter a autoestima alta se torna mais tranquilo. Isso porque, como falamos acima, você saberá bem o que te agrada ou não. No entanto, também é possível ter algumas atitudes que ajudam a aumentar a autoestima e a lidar bem com a idade:
Tenha pensamentos positivos
Nessa altura da vida, a saúde emocional pode se abalar e com isso pensamentos negativos podem aparecer. Entretanto, para se ter um envelhecimento saudável, ser positivo é essencial.
Pensamentos positivos nos fazem ter mais disposição, fé e também confiança. Esses fatores fazem com que vejamos a idade por uma ótica positiva, de mais experiência e leveza.
Viva o presente sem se preocupar tanto com o futuro
A cabeça no futuro pode ser um grande inimigo da beleza na terceira idade. Isso ocorre porque há uma preocupação maior com o que irá acontecer e com o envelhecimento, o que mexe com a autoestima e a vaidade. Mas tente não se prender tanto ao que ainda virá.
Viver o presente tira o peso da ansiedade, melhora a saúde emocional e ainda permite que você aproveite os momentos da maneira certa. Esse deve ser sempre um dos objetivos de quem deseja envelhecer bem.
Cuide da ansiedade
Assim como não devemos ter medo ou ansiedade pelo futuro, também devemos tentar controlá-la na rotina. Afinal, as crises causadas pelo problema, além de prejudicarem a saúde emocional, também trazem a baixa autoestima.
Tenha hobbies
A terceira idade não precisa ser uma fase inativa. Pelo contrário, se manter em atividade te ajudará a lidar com as fases do envelhecimento. Para isso, você pode apostar nos passatempos.
Eles farão com que você ocupe a mente, cuide da saúde mental e se desafie, mesmo que com alguns cabelos brancos no caminho. Veja algumas dicas:
- Praticar esportes novos;
- Viajar;
- Fazer aulas de dança;
- Costurar;
- Cozinhar;
- Jardinar;
- Pintura.
Ser vaidoso(a) não é errado
Muitas vezes a vaidade é esquecida ao longo da rotina.Todavia, se cuidar transforma a beleza na terceira idade e dá aquela autoconfiança a mais para fazer as pazes com o espelho. Já pensou em cortar o cabelo ou mudar um pouco a forma de se vestir?
Essas pequenas ações impactam diretamente na autoestima e fazem um bem danado para quem deseja mudar.
Se cuide!
Ter uma autoestima alta significa se cuidar melhor. A MedSênior conta com planos de saúde ideais para quem deseja ter um envelhecimento saudável e ativo. Oferecemos programas e oficinas de bem-estar para você aproveitar a Geração+ de bem com a idade e com o espelho.
Conheça as nossas opções clicando AQUI.