Retomar os estudos na terceira idade nem sempre é uma tarefa fácil. Contudo, voltar a estudar proporciona diversos benefícios para a vida do idoso. Então, por mais que seja muito desafiador, vale a pena se dedicar de novo ao aprendizado, a fim de exercitar mais a mente e, claro, todos os dias descobrir uma nova informação.
No entanto, para retomar as aulas pede muita organização, principalmente após muito tempo sem estudar. Pensando em te ajudar nisso, neste post, trouxemos uma série de informações interessantes sobre os benefícios de estudar na terceira idade e como se organizar melhor para que tudo ocorra bem. Continue a leitura e confira agora mesmo!
Benefícios de voltar a estudar na terceira idade
Embora muitas pessoas acreditem que voltar a estudar na terceira idade é algo raro, estudos comprovam o contrário. Segundo o Censo da Educação Superior de 2017, no Brasil existem 26.763 estudantes com mais de 60 anos matriculados em faculdades/universidades particulares e públicas espalhadas pelo país.
Isso é algo muito benéfico para a vida do idoso, pois, além de exercitar a mente e a munir com mais conhecimento, voltar a estudar durante a terceira idade também é uma ótima forma de prevenir as demências. De acordo com uma especialista no assunto, quanto mais você investe em conhecimento durante a vida, menores são as chances de desenvolver alguma demência, como o Alzheimer.
+ Benefícios de voltar a estudar na terceira idade
Além disso, retomar as aulas a partir dos 60 anos contribui para a autoconfiança do idoso, especialmente após a aposentadoria. Conforme afirmado por especialistas, isso ajuda a pessoa a ter a certeza de que pode fazer o que quiser, desenvolver a sua mente e lidar com o envelhecimento da sua forma, independentemente da idade – afinal, nunca é tarde para aprender.
7 vantagens de retomar os estudos
Contudo, essas não são as únicas vantagens que o idoso tem ao decidir que é preciso voltar a estudar. Existem diversos outros benefícios que podem ser ótimos para a vida e saúde dele. Abaixo, trouxemos uma lista com as principais vantagens de retomar os estudos após os 60 anos. Confira agora mesmo:
- Previne doenças: A retomada dos estudos ajuda a estimular o cérebro por meio do aprendizado de coisas novas. Assim, ajuda a exercitar a mente e, consequentemente, diminui a chance do desenvolvimento de demências.
- Ajuda na socialização: Embora seja complicado se enturmar no começo, após algumas aulas você acabará desenvolvendo novas amizades com pessoas de diversas idades. Isso te proporciona trocas de ideias e aprendizados incríveis.
- Promove mais sentido para o dia a dia: É comum que fiquemos mais entediados durante o dia a dia, devido ao tempo livre com a aposentadoria e a saída dos filhos de casa. Voltar a estudar te ajuda a ocupar o tempo melhor.
- Aumenta a autoestima: Quando aprendemos algo novo, principalmente se for de um assunto do nosso interesse, tendemos a nos sentir mais felizes e realizados. Isso ajuda a elevar a autoestima e alegria no dia a dia.
- Estimula a criatividade: Quanto mais conhecimento agregamos, mais fácil é pensar em soluções para questões do dia a dia e desenvolvimento de novas ideias.
- Promove mais independência: Por melhorar a autoconfiança, é comum que nos sintamos mais preparados para fazer algumas coisas sozinhos quando estudamos sobre novos assuntos, principalmente quando relacionados à tecnologia.
- Mantém a mente ativa: Os estudos ajudam a estimular a memória, prática da escrita e raciocínio lógico. É como se fosse uma espécie de “ginástica” onde o músculo exercitado é o cérebro.
Portanto, tendo em mente tudo o que trouxemos aqui, podemos entender que a retomada aos estudos é muito importante para manter a mente saudável. Contudo, como voltar a estudar depois de anos parado? Bom, neste conteúdo, também trouxemos algumas dicas de ouro para te ajudar a voltar a estudar ainda este ano. Confira a seguir!
Descubra como voltar a estudar depois de anos parado
Embora conheçam as vantagens de retomar as aulas, como voltar a estudar depois de passar alguns anos longe dos livros? Bom, isso não é uma tarefa fácil, mas com dedicação, você verá que com o tempo tudo fica mais fácil. Para te ajudar a superar as dificuldades e começar uma nova rotina de estudos, trouxemos algumas dicas. Confira a seguir:
- Esqueça as crenças limitantes: é comum que surjam algumas questões internas na hora de voltar a estudar, como “será que eu consigo?” ou “vou conseguir organizar meu tempo?”. A primeira coisa que você precisa fazer é deixar essas dúvidas e a sensação de “não vou conseguir” de lado, lembre-se que você pode fazer tudo o que quiser, desde que faça com convicção.
- Entenda os seus limites: voltar a estudar após muitos anos longe dos livros e cadernos pode ser desafiador. Por isso, neste momento você precisa parar e analisar quais os seus limites. Comece a estudar aos poucos diariamente e veja até que ponto essa nova rotina é confortável para você.
- Crie a sua rotina de estudos: a melhor pessoa para saber como adaptar os estudos à sua vida é você mesmo. Por isso, ao iniciar uma nova jornada de aprendizado, organize o seu dia a dia da melhor maneira para ter um tempo para estudar, levando em consideração todos os outros aspectos da sua vida, como o tempo de lazer, com a família e amigos.
- Adapte-se aos seus desafios: quando voltamos a estudar após a terceira idade, é comum que nos deparemos com alguns desafios, como a organização de tempo, valor do curso e dificuldades com algumas disciplinas. Vale levantar o que está sendo desafiador para você e adaptar a nova rotina a isso, escolhendo melhores horários (ou EAD) e deixando alguma disciplina nova para depois.
- Escolha o melhor curso e instituição: você precisa decidir, também, se vai fazer um curso superior ou se vai se dedicar a cursos livres, aulas de artes ou até mesmo um cursinho de inglês. Após decidir por onde quer começar, escolha a melhor instituição buscando as avaliações dela na internet.
Vale lembrar que as decisões do que fazer ou como se adaptar aos estudos são muito pessoais. Contudo, seguindo as nossas dicas, você pode tornar essa jornada em busca de conhecimento mais fácil. Além disso, temos mais algumas dicas interessantes para você que está buscando adquirir mais conhecimento.
As Oficinas de Saúde MedSênior são ótimas opções para quem busca adquirir novos conhecimentos. Nossa oficina NutriSaber, por exemplo, ensina tudo sobre alimentação saudável e dicas de culinária. Já na nossa oficina de Arte Terapia trabalha o ensino de artesanato que ajuda a estimular a memória e inclusão social. Além dessas, temos diversas oficinas que você pode conhecer clicando aqui.