O sono tem sido desafiado nesse momento de pandemia, em que a ansiedade tem dominado muita gente. As incertezas, preocupações, estresse, medo e as mudanças na rotina são fatores que contribuem para a ansiedade e, consequentemente, geram dificuldades para dormir. Pensando nisso, nós, do MedSênior, preparamos neste conteúdo 3 dicas para dormir melhor durante a pandemia.

Distúrbios do sono durante a pandemia

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde com mais de 2 mil pessoas no segundo ciclo da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico COVID-19 (Vigitel), 41,7% dos entrevistados apresentaram distúrbios do sono durante esse período.

A psicóloga do MedSênior Ana Carolina Barbarieri aponta que como a pandemia do novo coronavírus trouxe uma realidade com a qual não estávamos acostumados, é normal que as pessoas tenham a saúde mental abalada. “Um psicológico fragilizado afeta diretamente o sono. No entanto, é preciso atenção, pois dormir mal pode causar redução da imunidade, alterações no humor, aumento do estresse, dores de cabeça e até uma vulnerabilidade maior a problemas cardiovasculares”, completa.

Por isso, nós, do MedSênior, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a dormir melhor durante a pandemia. Confira:

1. Reorganize sua rotina

Mesmo em isolamento social, seguir uma rotina é primordial para regular nosso relógio biológico e, assim, ajudar a dormir melhor neste período de quarentena. A dica é definir, no seu dia, o horário para cada atividade, como estudo, trabalho, refeições, tarefas domésticas e cuidados pessoais. Além disso, procure deitar e acordar sempre no mesmo horário – isso ajuda seu cérebro a entender que é hora de dormir quando chega o momento.

2. Pratique exercícios físicos em casa

Separar um momento do dia para se exercitar é fundamental durante a quarentena. As atividades físicas têm grande impacto no sono, já que liberam hormônios que ajudam a combater a depressão e a ansiedade, aumentando a sensação de bem-estar.

3. Evite comer antes de deitar

Para que a digestão seja completa e nao atrapalhe seu sono, prefira jantar algumas horas antes de se deitar para dormir. Priorize também o consumo de alimentos leves, como vitamina de abacate, iogurte com aveia, banana com nozes ou leite com mel – além de serem fáceis de digerir, possuem propriedades calmantes que facilitam o sono. Comidas muito pesadas podem causar refluxo e outros problemas gástricos, atrapalhando o sono.

Conheça o Blog!

Separamos outros conteúdos que também podem te interessar. Confira abaixo:

Quarentena: o que fazer em casa?

Dicas de higienização dos alimentos em época de Covid-19

Fonte: Psicóloga Ana Carolina Barbieri Lima / CRP 16/6571