Durante a noite, o organismo fica responsável por exercer todas as principais funções restauradoras do corpo. Isso inclui o reparo de tecidos, crescimento muscular e síntese de proteínas. Além disso, é enquanto dormimos que recuperamos as nossas energias, descansamos a nossa mente e regulamos o nosso organismo. Por isso, é importante ter uma boa qualidade de sono!

Além disso, o sono ajuda na manutenção do seu humor, auxilia na concentração, influencia a memória e inclusive atua na regulação do peso. Contudo, não é só nisso que o sono atua. Neste conteúdo, contamos para você sobre a importância do sono para a sua saúde e trouxemos algumas de como dormir melhor. Continue a leitura e confira!

Qualidade do sono x saúde: entenda a relação

De acordo com o Hospital Sírio Libanês, dormir bem está entre as formas mais eficazes de manter a sua saúde em dia. Inclusive, é estimado que um sono de baixa qualidade possa aumentar a sua necessidade de insulina em 30%, isso em apenas uma noite mal dormida. Dessa forma, o sono é muito importante para manter sua qualidade de vida e bem-estar.

Além disso, segundo uma pesquisa feita por cientistas da Endocrine Society, dormir poucas horas também pode aumentar o risco do desenvolvimento de osteoporose e ocasionar fraturas. Isso se deve ao fato de que o esqueleto acaba “não se renovando” devido a falta de sono. Assim, podemos entender que o sono ajuda na manutenção da nossa saúde física.

Conforme afirmado por especialistas em saúde, um sono de boa qualidade ajuda a fortalecer o sistema imunológico, consolidar a memória, produção de hormônios, manter um peso saudável, reduzir o estresse, evitar acidentes por cansaço e muito mais. Por outro lado, dormir mal, pode acarretar em diversos problemas de saúde, como:

Além disso, segundo o afirmado pelos especialistas, dormir mal pode diminuir a expectativa de vida de uma pessoa e influenciar o seu bem-estar diário. Isso sem falar que, de acordo com alguns estudos, dormir 5h ou menos por noite pode aumentar em 15% os risco de mortalidade de uma pessoa.

Qualidade do sono: descubra quanto tempo dormir

Em primeiro lugar, você precisa ter em mente que as horas de sono não são uma regra. Cada pessoa conta com um relógio biológico e, afinal, o que conta mesmo é se você sente que descansou por tempo o suficiente à noite. Contudo, National Sleep Foundation, aponta uma tabela com período médio de sono para cada idade:

Como dormir melhor: confira nossas dicas

Como já vimos até aqui, a qualidade do sono é muito importante para a manutenção de uma boa saúde física e mental. Contudo, como podemos melhorar a qualidade do nosso sono durante a noite? Para te ajudar nisso, trouxemos algumas dicas que vão renovar o seu sono e te ajudar a ter muito mais saúde. Confira:

  1. Quando for dormir, lembre-se de manter o seu quarto escuro e silencioso para ter um sono mais confortável;
  2. Tire um tempo para relaxar e se desconectar do mundo antes de ir dormir. Cerca de 2h ou 3h antes de se deitar;
  3. Antes de dormir, evite consumir alimentos muito estimulantes, como o café, pimenta canela e muito açúcar;
  4. Evite dormir muito durante o dia, pois isso pode prejudicar o seu sono durante a noite;
  5. Não pratique atividades físicas intensas antes de se deitar;
  6. Tire 1h ou 2h para se desconectar dos aparelhos elétricos e relaxar a mente;
  7. Não consuma cigarro antes de se deitar, já que ele pode ocasionar problemas para pegar no sono;
  8. Evite consumir álcool antes de dormir;
  9. Busque sempre se deitar para dormir em horários regulares, assim o seu corpo se “acostuma” a dormir naquele horário;
  10. Leia algum livro, medite ou busque formas de relaxar antes de se deitar.