Você com certeza já tenha ouvido falar sobre ela, certo? Contudo, embora muitas pessoas conheçam a pneumonia, poucas delas realmente entendem a gravidade dessa doença e como ela pode afetá-las. Por isso, trouxemos este conteúdo! Aqui, você vai poder entender o que é a pneumonia, todos os sintomas da doença, como prevenir e quais as formas de tratamento para o problema. Continue a leitura e confira agora mesmo!
Entenda melhor o que é a pneumonia
Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, a pneumonia se caracteriza como uma inflamação que se instala nos pulmões. Essa infecção pode acometer a região dos alvéolos pulmonares, local onde desembocam as ramificações dos brônquios, e, às vezes, também afeta os interstícios, espaço que fica entre um alvéolo e outro.
De forma geral, um quadro de pneumonia é causado pela penetração de algum agente infeccioso no pulmão do paciente, especificamente atacando os alvéolos. Contudo, essa região pulmonar deve se manter constantemente limpa e, quando não é o caso, a infecção acaba se manifestando.
Descubra o que causa pneumonia
A pneumonia conta com quatro origens diferentes. Por isso, a doença é dividida em tipos, levando em consideração o agente causador. Confira abaixo a lista com todos os possíveis causadores de uma pneumonia. Além disso, ao continuar a leitura, você fica por dentro de todos os fatores de risco da doença e quais os seus sintomas.
- Pneumonia bacteriana: um dos tipos mais comuns da doença, a pneumonia bacteriana é causada majoritariamente pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Ela pode se espalhar por meio de gotículas no ar contaminadas com a bactéria que são absorvidas por meio da respiração.
- Pneumonia viral: como o próprio nome já diz, esse tipo de pneumonia é causado por um vírus que afeta o sistema respiratório da pessoa acometida. Nesse caso, ela pode ser causada por diversos tipos de vírus, como o da Covid-19 ou o Influenza.
- Pneumonia química: nesse caso, a pneumonia é causada pela inalação de agentes tóxicos, como partículas liberadas por um incêndio ou produtos químicos.
- Pneumonia fúngica: esse é o tipo mais raro de pneumonia e é causado pela presença de fungos na região pulmonar. Além disso, mesmo que não seja tão comum, ela é muito agressiva quando comparada às outras.
Fatores de risco para o desenvolvimento
Conforme afirmado pelo Ministério da Saúde, existem alguns fatores que podem ocasionar na piora ou aumentar as chances de desenvolvimento da pneumonia. Dentre eles estão o cigarro, o álcool, uso contínuo de ar-condicionado, resfriados que foram mal cuidados e mudanças de temperatura.
Conheça os sintomas de pneumonia
- Febre alta;
- tosse;
- falta de ar;
- secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada;
- toxemia (danos provocados pelas toxinas carregadas pelo sangue);
- dor no tórax;
- alterações da pressão arterial;
- confusão mental;
- mal-estar generalizado;
- prostração (fraqueza).
Tratamento da pneumonia
Atualmente, o tratamento mais comum, conforme recomendação do Ministério da Saúde, se dá por meio do uso de antibióticos e costuma apresentar melhora entre 3 e 4 dias. Contudo, em alguns casos pode ocorrer a necessidade de internação hospitalar em caso de pessoas mais velhas que apresentem sintomas mais graves.
MedSênior cuida de você
O maior objetivo da MedSênior é prestar cuidados preventivos a todos os beneficiários. Além de atuar no tratamento da doença, buscamos cuidar da saúde seguindo o ideal da Medicina Preventiva. Dessa forma, buscamos promover mais bem-estar e qualidade de vida aos nossos clientes. Quer ter esses cuidados na sua vida? Clique aqui e contrate o MedSênior!