O namoro na terceira idade proporciona um novo sentido à vida. Além de permitir vivenciar novas sensações, diminuir as chances de desenvolver doenças, como a depressão, o namoro na terceira idade garante também muito mais felicidade! Apesar de ainda ser um tabu e estar rodeado de preconceitos, já que muitas pessoas acreditam que o idoso não tem sexualidade ou a perde ao longo da vida, o namoro na terceira idade é normal e faz bem para a saúde. Em homenagem ao Dia dos Namorados, celebrado neste dia 12, nós, do MedSênior preparamos um conteúdo especial sobre a importância do namoro na terceira idade. Confira!

O primeiro passo é combater o preconceito do namoro na terceira idade

De acordo com o geriatra do MedSênior, Dr. Roni Chain Mukamal, é primordial que a família respeite a privacidade do idoso, mesmo que morem juntos. Assim como qualquer outra pessoa, ele também precisa do seu próprio espaço. “Um outro ponto fundamental é não se assustar caso o idoso deseje ter um parceiro. Namorar na terceira idade é extremamente saudável. As trocas afetivas entre o casal ajuda a liberar endorfina, fortalecer o autocuidado e amor próprio”, completa o profissional.

Quais as vantagens do namoro na terceira idade?

Muitas são as vantagens do namoro na terceira idade. A preocupação com possíveis problemas de saúde e a solidão são gatilhos para a depressão e o namoro pode ser um santo remédio. Como a pessoa terá alguém para compartilhar suas histórias ou experiências e dividir momentos, ela não ficará isolada. Além disso, diferente da juventude, a maturidade traz mais liberdade para essa vivência. Assim, não haverá tantas cobranças ou desentendimentos sem razão.

Contar com um parceiro, apaixonar-se, ter uma vida sexual ativa são experiências que permitem resgatar a vaidade, já que incentiva o cuidado, tanto com a aparência, quanto com a saúde em geral. Dessa forma, aumentam as probabilidades do idoso realizar atividades físicas regulares e de adotar uma alimentação equilibrada. Tudo isso promove uma maior qualidade de vida.

Cuidados importantes nas relações sexuais

Segundo o último boletim epidemiológico HIV / Aids, divulgado pelo Ministério da Saúde, nos últimos dez anos, o número de pessoas da terceira idade com HIV cresceu 103% no Brasil. Dr. Roni Chain Mukamal ressalta que assim como os jovens e adultos, os idosos precisam se atentar aos cuidados de prevenção na hora do sexo. “Dados como esses revelam a importância da informação e a quebra de tabu. É preciso falar abertamente sobre sexualidade e orientar os idosos sobre todas as formas de prevenção, como o uso da camisinha nas relações sexuais”, finaliza.

Conheça nosso Blog!

Que tal conferir outros conteúdos do Blog MedSênior que, com certeza, também vão te interessar?
Dicas para cuidar da saúde mental durante a quarentena

Cuidados com a pele e tratamento estético: vale a pena?

Fonte: Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra MedSênior, CRM 9745 e RQE 6575.