Por mais que o envelhecimento seja um processo natural da vida, é comum que muitas pessoas não saibam exatamente o que esperar do período, tanto quando o assunto é o envelhecimento do corpo quanto da saúde. Neste post, contamos tudo o que a mulher idosa pode esperar da terceira idade e como ela pode se preparar para esta fase da vida, manter o bem-estar e qualidade de vida. Continue a leitura e confira!

O que esperar da terceira idade?

Durante muito tempo, ter mais de 60 anos de idade foi considerado um sinônimo de invalidez ou dependência. Contudo, isso está muito longe de ser a verdade. A mulher idosa é ativa, conectada, cuida da saúde e segue tão vaidosa e bela como sempre. No entanto, muitas pessoas não sabem como lidar com essa fase da vida ainda.

Durante a terceira idade, a mulher idosa pode se preparar para algumas mudanças, como o amadurecimento da pele, perda gradual do colágeno, problemas no paladar e dificuldades na visão. Neste post contamos como lidar com cada uma dessas mudanças assim que elas se manifestarem.

Alterações no paladar

Quando passamos dos 60, é comum sentirmos a diminuição da capacidade de sentir o sabor dos alimentos. Essa diminuição é principalmente em alimentos doces e salgados, enquanto os sabores mais ácidos e amargos se mantêm perceptíveis. Isso é devido às alterações naturais das papilas gustativas.

Uma forma de contornar esse problema é acrescentar temperos mais naturais aos pratos, como o cheiro-verde, cebola e alho, que ajudam a realçar o sabor da comida. Além disso, é importante que o alimento seja mais atrativo, variado e balanceado para que a idosa se interesse mais pela a alimentação e mantenha uma nutrição saudável.

Visão na terceira idade

É comum que os problemas de visão se manifestem ou agravem durante a terceira idade. Isso dificulta a independência do idoso e torna as atividades diárias mais difíceis. Para evitar desconforto no dia a dia, o ideal é que o idoso mantenha uma iluminação linear em toda a casa, já que a adaptação à mudança de intensidade da luz é mais complexa para os idosos.

Pele na terceira idade

Durante o processo de envelhecimento, a pele é um dos órgãos do corpo que mais apresenta alterações. Costuma ser mais evidente os sinais da idade devido ao aparecimento de rugas, afinamento e ressecamento da pele. Isso se deve ao processo natural de diminuição da produção do colágeno, perda de tecido de sustentação, diminuição dos pelos e alteração na pigmentação da pele.

Para passar por esse processo, a mulher idosa pode procurar um dermatologista. Este profissional vai ajudá-la a entender melhor a própria pele e como se cuidar melhor para garantir uma cútis mais saudável durante a terceira idade. Encontre agora mesmo um dermatologista para você em nosso guia médico!