Atualmente, é comum que muitas pessoas busquem por diversos hobbies e atividades diferentes de forma terapêutica. Além de ajudar a “ocupar a mente”, atividades como a jardinagem, por exemplo, auxiliam a desenvolver melhor a criatividade e estimulam a memória visual – sem falar de todos os benefícios que essa prática proporciona à coordenação motora.
Por esses motivos, a prática de jardinagem é muito recomendada para idosos, já que atua no auxílio do tratamento de diversas doenças como o Mal de Alzheimer, depressão e ansiedade. Contudo, o que é a saúde mental, como a jardinagem pode ajudar e quais as formas de começar esse novo hobbie? Neste conteúdo te contamos tudo isso. Continue a leitura e confira!
O que é a saúde mental?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há uma definição oficial e concreta para o que é a saúde mental. Contudo, entende-se que ela é relacionada tanto à forma como a pessoa lida com suas emoções, reage às exigências do dia a dia, desafios, mudanças cotidianas e, claro, também se relaciona com patologias que afetam a mente, como a ansiedade e o Alzheimer.
No entanto, o conceito de saúde mental não diz respeito a não sofrer com nenhum transtorno mental, mas sim a forma com a qual lidamos com tais questões do dia a dia. Pode-se afirmar que ela contempla a sensação de bem-estar e habilidade de lidar com questões do dia a dia. Contudo, ela pode sim ser afetada por transtornos, síndromes e doenças mentais, que não são a mesma coisa. A seguir, contamos melhor o que é cada um. Continue a leitura e confira agora mesmo!
- Doença: ela se caracteriza, de acordo com a OMS, como uma “ausência de saúde” que vem na companhia de alterações do equilíbrio físico ou mental de uma pessoa. As doenças podem ser causadas tanto por fatores externos quanto internos;
- Síndrome: a síndrome se caracteriza como a união de sintomas e sinais associados a diferentes causas. Portanto, diferentemente da doença, uma síndrome não tem uma causa específica;
- Transtorno: o transtorno é um tipo de problema de saúde que pode não estar associado a nenhuma doença, mesmo causando incômodo ao paciente. Geralmente, eles estão mais ligados à saúde mental e emocional.
Distúrbios que interferem na saúde mental
- Transtornos de ansiedade;
- Depressão;
- Esquizofrenia;
- Transtorno do sono-vigília;
- Transtornos alimentares;
- Estresse pós-traumático;
- Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)
- Transtorno bipolar;
- Transtornos neurocognitivos, como o Mal de Alzheimer.
Descubra a forma como a horticultura pode ajudar
A horticultura como uma forma terapêutica que proporciona diversos benefícios, tanto para a saúde física quanto mental. O contato maior com a natureza é positivo para a sua saúde de forma geral. Ela estimula a sua memória, atua na melhora do foco e, além disso, estimula o bem-estar. Contudo, esses não são seus únicos benefícios. Confira todos:
- Melhora sua qualidade de vida;
- Reduz o estresse;
- Aumenta a autoestima;
- Melhora o humor;
- Alivia os sintomas da depressão;
- Diminui a sua ansiedade;
- Auxilia no autocontrole;
- Aumenta o senso de valor pessoal;
- Estimula a melhora do funcionamento cognitivo;
- Auxilia na concentração;
- Melhora o cumprimento de metas;
- Aumenta a capacidade da memória.
Como praticar a jardinagem?
A prática de jardinagem é mais intuitiva do que parece. Para começar, você precisa reservar um tempo do seu dia para cuidar das plantas, regá-las, plantá-las e tudo o que for necessário para manter um jardim ou horta linda. Além disso, é preciso escolher as plantas certas, separar um espaço na sua casa ou apartamento para isso e, claro, ter todos os materiais necessários.
Quais são as plantas ideais?
- Cactos;
- Suculentas;
- Peperômia;
- Renda portuguesa;
- Espada-de-São-Jorge;
- orquídeas;
- Samambaias;
- Pimenteiras;
- Temperos.
De quais ferramentas preciso?
- Kit de jardinagem;
- Pá para jardinagem;
- Tesoura de poda;
- Regadores ou mangueiras;
- Borrifadores;
- Sementes;
- Tempo.