A alimentação saudável é algo que está em alta nos últimos anos e é cada vez mais notável a preocupação das pessoas com a qualidade dos alimentos que estão consumindo. E para quem tem interesse neste hábito, encontrará nos alimentos orgânicos uma ótima opção.
Produzidos sem o uso de produtos químicos tóxicos, como os agrotóxicos, os alimentos orgânicos podem ser frutas, verduras e hortaliças. Contudo, também é possível encontrar ovos, carnes, óleos e outros produtos produzidos de forma orgânica. Dessa forma, eles ganharam mais destaque e espaço em suas refeições, se mostrando uma tendência que veio para ficar.
Além de sustentáveis, esses produtos garantem mais nutrientes para você que busque uma alimentação mais saudável. Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, conheça mais sobre os alimentos orgânicos.
O que é um produto orgânico?
De acordo com adefinição da legislação brasileira, é considerado um produto orgânico todo aquele que passa por um processo de produção com práticas 100% sustentáveis. Não afetar negativamente o ecossistema ao seu redor é outro ponto levado em questão.
Quando se fala em uma produção 100% sustentável, aplica-se para premissas que vão desde a não utilização de substâncias químicas tóxicas à aplicação de leis ambientais que garantem a qualidade do meio ambiente.
Esses processos são válidos não só para produtos in natura, mas também para os ultraprocessados. A utilização dessas práticas é a principal diferença entre os orgânicos e os produtos convencionais.
Diferença entre alimentos convencionais e orgânicos
Desde o início da agricultura, a utilização de substâncias químicas para a produção de alimentos é muito recorrente. Tais substâncias desenvolvem várias funções diferentes, como, por exemplo, de terem o objetivo de atuarem na proteção contra pragas ou de aumentar a quantidade do que estava sendo produzido.
Porém, com o passar dos anos, depois de um aprofundamento científico desencadeando várias pesquisas, descobriu-se que a utilização destes elementos em excesso podem causar danos à saúde humana, além de ser prejudicial para o meio ambiente.
É a partir deste momento que criam-se alternativas de consumo conscientes e saudáveis para excluirsubstâncias tóxicas do processo produtivo. Estas descobertas fortificaram iniciativas voltadas para o cultivo orgânico, que em tempos seguintes retomaram a produção, ganhando cada vez mais força no mercado, principalmente no brasileiro.
Segundo uma pesquisa doCadastro Nacional de Produtores Orgânicos (CNPO), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cresce, em média, 2% de área ocupada por produção orgânica, chegando a 22 mil áreas certificadas de produção orgânica em 2018 no país.
Se mostrando uma opção viável quando o assunto é consumo consciente, os alimentos orgânicos recebem destaque nacional, não só por serem benéficos para o meio ambiente, mas também para nossa saúde.
Conheça os principais benefícios do alimentos orgânicos
Antes de mais nada, um ponto que deve ser levado em consideração é que os produtos orgânicos possuem um custo econômico mais elevado em relação aos produtos convencionais. Isso ocorre pelo fato de optarem por métodos alternativos de plantio que demandam mais gastos e tempo de produção.
Outra questão é que apesar da forte procura, seus produtos são produzidos em menor escala. Contudo, esses motivos não diminuem a ampla cartela de benefícios que os produtos orgânicos dispõem para a saúde daqueles que os procuram. Confira alguns benefícios:
São mais nutritivos
Em vez de contarem com um solo bastante contaminado, os agricultores trabalham com o enriquecimento da terra por meio de adubos naturais, como ocorre nas plantações da maior parte desses alimentos. Essa atitude resulta em um alimentos mais abundantes em nutrientes.
Trazem mais benefícios a sua saúde
Além de serem muito nutritivos, outro benefício em questão é que, por serem livres de substâncias químicas prejudiciais à saúde como agrotóxicos, fertilizantes, antibióticos e hormônios, acabam livrando os consumidores de ingerirem algo que possa prejudicar a sua saúde futuramente.
Possuem aroma e sabor intenso
Algo muito característico destes alimentos é que, em comparação com os alimentos convencionais, eles possuem um aroma e um sabor mais intenso, agradando todos aqueles que optaram por procurá- los. Isso ocorre por conta dos métodos naturais utilizados pelos produtores na hora de cultivar os alimentos.
Como descobrir se o alimento é orgânico?
Um produto, para ser considerado como orgânico, precisa da certificação do Ministério da Agricultura. Antes de tudo, é necessário efetuar um cadastro realizado por organizações que atuam no controle social. Em seguida, o produtor deve ser reconhecido pelo órgão federal competente. Após este ato, ele recebe um selo de identificação que auxilia na hora do consumo ou da compra do alimento.
Pronto, agora você já sabe o que são os produtos orgânicos, seus benefícios e como identificá-los, que tal colocá-los na sua lista de compras e garantir uma alimentação mais saudável e nutritiva? Isso vai fazer muito bem para a sua saúde!
Conheça a oficina NutriSaber MedSênior
Na nossa oficina de saúde NutriSaber, você aprende como mudar hábitos alimentares, quais os benefícios da alimentação saudável e, assim, garante mais qualidade de vida. Ela promove oficinas culinárias que te ajudam a conhecer pessoas novas todos os dias. Para participar, entre em contato pelo nosso número 0800 840 5505 e realize o seu agendamento.
O que achou desses benefícios dos alimentos orgânicos para a sua saúde? Caso queira ficar por dentro de mais dicas de saúde, bem-estar, qualidade de vida e envelhecimento saudável, continue acompanhando o nosso blog, que está recheado de conteúdos muito interessantes sobre diversos assuntos. Clique aqui e continue a leitura de outros artigos!