A informação é a principal arma para o combate às drogas no Brasil. É importante impedir que a dependência se desenvolva. Visando a evitar que as pessoas sejam afetadas por problemas causados pelo consumo de drogas, foi criado o Dia Nacional de Combate às Drogas e Álcool.
O objetivo da data, comemorada no dia 20 de fevereiro, é alertar o público sobre os prejuízos que essas substâncias causam. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o uso frequente e abusivo de drogas lícitas e ilícitas como doença. O vício em álcool, cigarro, crack e cocaína é um problema de saúde pública internacional.
Famílias são arruinadas por problemas relacionados ao alcoolismo e ao consumo de drogas no Brasil. Ao ingeri-las, o usuário assume um estado de consciência que não o próprio. Atitudes são tomadas sem pensar, de forma irracional e inconsequente.
Confira abaixo alguns malefícios causados:
Álcool: úlcera, gastrite, hepatite, cirrose hepática, problemas cardíacos, câncer e até morte.
Drogas: destruição dos neurônios, lesões no fígado, problemas de coração, morte precoce, isolamento da família e sociedade, desenvolvimento de doenças psiquiátricas, mau funcionamento dos rins e nervos.
Tratamento de drogas e álcool
É feita uma avaliação clínica, que identifica o tratamento para drogas adequado em cada caso. Para os que precisam de uma maior assistência, além do programa de desintoxicação, o paciente passa por terapia ou aconselhamento por um profissional de saúde.
A ajuda traz renovação e uma chance a mais àqueles que passam pelo problema da dependência. Há sempre um novo recomeço, mas o mais importante é buscar auxílio o quanto antes.
Fonte: Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra MedSênior, CRM 9745 e RQE 6575.
Sabia que aqui no Blog da MedSênior existem outros conteúdos que podem ser de seu interesse? Confira os nossos posts!