Criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais é celebrado anualmente em 28 de julho e tem o objetivo de alertar e conscientizar a população sobre o controle e prevenção da doença. As hepatites virais, inflamações que afetam o fígado, são a causa de morte de cerca de 1,7 milhão de pessoas, por ano, no mundo. Nós, do MedSênior, vamos apresentar neste post um pouco mais sobre a doença. Confira e mantenha-se bem informado.
Sobre as hepatites virais
As hepatites virais são doenças infecciosas sistêmicas que atingem o fígado (responsável por desempenhar funções como a desintoxicação do corpo, o armazenamento de vitaminas e a sintetização do colesterol), causando alterações leves, moderadas ou graves. Em nosso país, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C e, na região norte, há também o vírus da hepatite D. É possível encontrar, ainda, em regiões da África e da Ásia o vírus da hepatite E.
Na maioria das vezes, as hepatites virais são silenciosas, ou seja, não apresentam sinais. Dessa forma, muitas pessoas levam anos para descobrir que estão infectadas e só percebem (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. No entanto, quando presentes, os sintomas costumam ser: cansaço, febre, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Tratamento e prevenção
Realizar o diagnóstico precoce das hepatites virais é determinante para evitar a transmissão ou a progressão da doença e suas graves consequências. Os testes para as hepatites estão disponíveis em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto a prevenção, existem algumas medidas que podem evitar a transmissão das hepatites virais. Entre elas estão: usar preservativo em todas as relações sexuais; não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure; exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem ou piercing; não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas e não compartilhar agulhas e seringas.
Conheça nosso Blog!
Para manter-se sempre protegido e bem informado, continue acessando os posts do Blog. Aproveite para conferir mais dois que separamos especialmente para você:
A importância de manter as vacinas em dia!
Tabagismo: a maior causa evitável de mortes