Em 24 de março, o Ministério da Saúde levanta a bandeira do Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A doença é infecciosa e transmissível, e atinge cerca de 8,8 milhões de pessoas no mundo – chega a matar cerca de 4,7 mil pessoas todos os anos no Brasil. O principal sintoma é a tosse por mais de três semanas consecutivas. Quer saber mais sobre a tuberculose? Continue lendo este post.
O que é tuberculose?
A tuberculose é uma doença que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos. É causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Sua transmissão é direta, de pessoa a pessoa, a aglomeração é o principal fator de disseminação. O portador da doença expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotas de saliva que contêm o agente infeccioso, que é aspirado por outra pessoa.
Sintomas da tuberculose
O sintoma mais conhecido da tuberculose é a tosse na forma seca ou com secreção. Por esse motivo, recomenda-se que procure um médico caso apresente tosse que persiste por três semanas ou mais. Outros sinais que podem aparecer são:
– cansaço/fadiga;
– febre vespertina;
– emagrecimento;
– sudorese noturna.
Como prevenir a tuberculose?
A principal maneira de prevenir a tuberculose é com a vacina BCG, em dose única, que deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até 04 anos.
Tratamento da tuberculose
A tuberculose é uma doença grave, mas é curável em praticamente 100% dos casos. É de extrema importância ser diagnosticada o quanto antes, o que aumenta as chances de cura. O tratamento é feito por meio de medicamentos e dura em média, seis meses.
#DicaMedSênior: algumas atitudes podem ajudar a evitar a transmissão. Confira:
– Quando for tossir e espirrar, cubra nariz e boca com o antebraço;
– Mantenha o cartão de vacinação em dia;
– Prefira locais abertos e com boa ventilação – lugares com aglomeração de pessoas podem ser um risco, mantenha-os sempre ventilados;
– Lave as mãos com frequência.
Fonte: Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra MedSênior, CRM 9745 e RQE 6575.
Sabia que aqui no Blog da MedSênior existem outros conteúdos que podem ser de seu interesse? Confira os nossos posts!
Saiba como viver feliz e com qualidade de vida após aposentadoria