No dia 17 de maio foi comemorado o Dia Mundial da Hipertensão Arterial, data criada com a intenção de conscientizar a todos sobre os riscos da doença e como se prevenir. A hipertensão arterial é herdada dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial. Quer saber como se cuidar e prevenir a doença? Leia mais e confira as dicas do MedSênior.
O que é hipertensão arterial?
A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos altos níveis da pressão sanguínea nas artérias. A pressão arterial é medida através de aparelhos, como o esfigmomanômetro e pode ter uma variação grande sem sair dos níveis de normalidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o padrão de uma pressão regulada gira em torno de 12/8. Já valores iguais ou superiores a 14/9 são considerados como hipertensão. A doença não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada.
Fatores de risco da hipertensão arterial
A hipertensão arterial afeta 30% dos brasileiros, mas, metade não tem conhecimento disso. Maus hábitos influenciam nos níveis da sua pressão arterial. Segundo o Ministério da Saúde, os principais fatores que influenciam o aumento da pressão arterial são: fumar, consumir bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, consumo de sal em excesso, colesterol alto e falta de atividade física. Além desses fatores de risco, sabe-se que sua incidência aumenta com a idade, e é maior entre homens com até 50 anos, entre mulheres acima de 50 anos, e em diabéticos
Sintomas da hipertensão arterial
Os sintomas mais comuns da hipertensão arterial são: falta de ar, tontura, dor de cabeça frequente, palpitações e alteração na visão. Esses sinais podem indicar alteração na função de bombeamento do sangue, mas, a hipertensão geralmente é silenciosa, por isso é importante a aferição regular da pressão arterial.
Complicações da hipertensão arterial
As principais complicações da hipertensão arterial são: acidente vascular cerebral (AVC), mais conhecido como derrame cerebral, infarto, doença renal crônica e arritmia cardíaca.
Prevenção da hipertensão arterial
Possuir hábitos saudáveis ainda é a mais eficaz ação para a prevenção e controle da doença. Veja alguns:
– Manter o peso adequado;
– Alimentação saudável;
– Não abusar do sal;
– Controlar o diabetes e colesterol;
– Praticar atividade física regularmente;
– Não fumar;
– Evitar o consumo de álcool;
– Evitar alimentos gordurosos.
Fonte: Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra MedSênior, CRM 9745 e RQE 6575.
Aproveite para conferir outros conteúdos do blog que, com certeza, também vão te interessar: