Há mais de 30 anos, 1 de dezembro marca o Dia Nacional de Combate à Aids. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas e Organização Mundial da Saúde em 1988. De lá para cá, foram vários avanços e conquistas. Sabemos que hoje é possível viver com o HIV, mas a Aids ainda é uma realidade no país e no mundo. Atualmente, 75% das pessoas vivem com o vírus e conhecem seu estado sorológico.

A meta da ONU é garantir que até 2020 esse número chegue a 90%, e desses, pelo menos 90%, receba tratamento – e, entre os que recebem tratamento, 90% se tornem indetectáveis (estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter qualidade de vida sem manifestar sintomas).

Acreditamos muito no poder da informação, para ajudar a tratar e prevenir a Aids.

Mas o que é a Aids?

É uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV – em inglês). Ele ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Sua transmissão pode ocorrer por meio de relações sexuais, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho (durante a gravidez e amamentação).

Como prevenir a Aids?

Seja qual for a idade, é importante o uso do preservativo para prevenir a Aids. Ainda sobre o preservativo, verifique sempre a data de validade do produto, abra a embalagem sempre com cuidado para evitar vazamentos, e jogue-a sempre fora – jamais pode ser reutilizada.

Nunca compartilhe seringas e agulhas. Esse tipo de item oferece risco de infecção!

Nós abraçamos à causa. Abrace você também.

Fonte: Ministério da Saúde.