O Dia da Imunização, celebrado anualmente em 9 de junho, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de manter as principais vacinações em dia. Segundo o geriatra da MedSênior Dr. Roni Chain Mukamal, a imunização é uma estratégia de prevenção fundamental para a Geração+, já que é totalmente comprovada, segura e eficaz. O profissional ressalta também a importância dos idosos realizarem corretamente as vacinações dentro do calendário vacinal. Saiba mais neste post!

Qual a importância da imunização?

Apesar de desenvolvermos imunidade ao longo da vida, principalmente com a adoção de hábitos saudáveis, estamos suscetíveis a determinadas doenças, como a gripe. Nesses casos, a vacinação é primordial para fornecer novos anticorpos que o organismo não produz. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a medida é responsável por evitar de 2 a 3 milhões de mortes por ano.

O Ministério da Saúde criou o Calendário Nacional de Vacinação que contempla, desde crianças e adolescentes, até adultos e idosos. Ao todo, são disponibilizadas 19 vacinas para mais de 20 doenças – a proteção inicia ainda nos recém-nascidos e pode se estender por toda a vida. Por ano, o Ministério da Saúde aplica mais de 300 milhões de doses de vacinas na população brasileira.

Quais são as principais vacinas que a Geração+ deve manter em dia?

Dr. Roni Chain Mukamal alerta que entre as vacinas mais importantes para a Geração+ está a da gripe, conhecida como Influenza, que deve ser realizada anualmente – uma vez que este vírus está em constante mutação – e, geralmente, a dose deve ser tomada antes do inverno. “Essa vacina protege o idoso, principalmente das complicações da gripe, já que essa doença tem um impacto muito grande sobre esse grupo”, completa.

Outra importante vacina para os idosos, segundo o especialista, é para o pneumococo – um germe que, na maioria dos casos, causa pneumonia e meningite. A primeira delas, VPC13, está disponível no SUS. Além disso, a vacina do herpes zóster (vírus da catapora) é recomendada para todas pessoas com mais de 60 anos, incluindo aquelas que já tiveram a doença.

Conheça o Blog!

Separamos outros conteúdos que podem te interessar. Aproveite para conferir:

Como manter a saúde emocional na quarentena?

Tudo sobre plano de saúde para idoso

Fonte: Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra MedSênior, CRM 9745 e RQE 6575.