Com o passar dos anos, nosso corpo muda e também passa a exigir uma alimentação diferente. O processo de envelhecimento vem acompanhado de uma série de alterações na função hormonal, metabolismo, olfato e até o paladar.
O uso de alguns medicamentos, especialmente, os para tratar doenças crônicas, como diabetes, podem reduzir o apetite e interferir na absorção de vitaminas e minerais.
Diante de tudo isso. Como mudar os hábitos alimentares e continuar a garantir saúde e bem-estar?
Confira 5 passos que te ajudarão no dia a dia.
1. A importância das três refeições
É importante que você faça ao menos três refeições por dia. Ou seja, café da manhã, almoço e jantar. Mastigue bem os alimentos, para que facilite a digestão.
2. Dê preferência a alimentos saudáveis
A ingestão de alimentos gordurosos e industrializados precisa ser evitada, especialmente, por quem está na terceira idade. Dê preferência aos grãos integrais, legumes, verduras e carnes magras, como frango e peixes, por exemplo.
Evite os óleos vegetais, refrigerantes e sucos industrializados.
3. Varie o cardápio
O simples fato de variar o cardápio, incluindo os alimentos que mais gosta e mudar a forma de preparação (assado, grelhado, cozido), é um incentivo a mais, para garantir um prazer maior durante as refeições.
4. Planejando as refeições
Entenda do que o seu corpo precisa! Seu nutricionista pode ajudar nesse planejamento. Monte um cronograma semanal para te ajudar.
5. Água é fonte de saúde
Desafie-se a beber pelo menos dois litros de água por dia. À medida que envelhecemos, a redução da água corporal também acontece. Quem convive ou é uma pessoa com mais de 60 anos, já deve ter escutado a frase: “não tenho sede”. A água é fundamental para manter o organismo hidratado.
Seguindo essas dicas, temos certeza que terá muito mais qualidade de vida!
Se você gostou deste post, poderá gostar de:
Entender a incrível relação entre cérebro e intestino
Conhecer 3 aplicativos que te ajudam a lembrar a hora do remédio
Fonte: Cartilha Ministério da Saúde. Alimentação para a pessoa idosa