![](https://medsenior.com.br/wp-content/uploads/2021/05/96-5.jpg)
Existem diversos tipos de cogumelos, muitos deles fazem um bem danado para a saúde. Para quem está vivendo a Geração+, cuidar da alimentação é essencial. Com isso, vale a pena incluir o alimento na dieta. Conheça mais sobre os seus benefícios e como passar a consumir!
Os cuidados com a alimentação devem ser mantidos ao longo da vida. Entretanto, na terceira idade, essa atenção deve ser ainda maior, já que é a fase em que algumas doenças, como a hipertensão e a diabetes, podem aparecer.
Para isso, incluir alguns alimentos saudáveis na rotina alimentar é uma maneira de prevenir problemas de saúde. Veja alguns dos principais benefícios desses alimentos:
Os benefícios dos cogumelo para a saúde
Muitos são os benefícios dos cogumelos para a saúde e para quem deseja melhorar a alimentação. Repleto de nutrientes e com poucas calorias e gorduras, eles reforçam as proteínas do corpo, além de oferecerem vitaminas do complexo B, vitaminas C e fibras solúveis como os beta-glucanos.
Com isso, quem já busca comer bem ou opta por uma alimentação saudável, consegue obter ainda mais benefícios dos cogumelos. Também é válido destacar a importância de aliar o consumo à prática de exercícios físicos, potencializando assim os resultados.
Veja como os diversos tipos de cogumelos atuam na saúde:
- Suas propriedades ajudam a prevenir o câncer e problemas cardíacos;
- Melhora o sistema imunológico;
- Beneficiam o sistema digestivo;
- Auxilia no controle do colesterol;
- Ajuda no processo de emagrecimento;
- Atua na saúde dos ossos.
Benefícios dos beta-glucanos
Presentes nos cogumelos, os beta-glucanos contam com uma enorme fonte de benefícios para a saúde. Muito presente em cereais, como a aveia, por exemplo, eles são fibras solúveis e costumam agir diretamente na taxa de digestão e absorção de nutrientes.
Com isso, eles têm uma capacidade enorme de transformar géis em soluções aquosas, o que contribui para a normalização do nível de açúcar no sangue e a regulação de taxas como o colesterol.
Veja outros benefícios dos beta-glucanos:
- Protege as células;
- Ação antioxidante;
- Auxilia na regulação dos níveis de triglicerídeos;
- Melhora o sistema digestivo;
- Regula o apetite;
- Melhora a saúde intestinal;
- Protege o organismo.
Conheça os tipos de cogumelos e as suas propriedades:
Os tipos de cogumelos
Champignon
Um dos mais populares no país, o cogumelo Paris, mais conhecido como champignon, pode ser utilizado em diversas receitas com cogumelos. Isso porque é um alimento rico em proteínas e fácil de cozinhar.
Assim, ele funciona bem em receitas como as de pizzas, molhos, sopas de cogumelos e saladas.
Shiitake
Os cogumelos Shiitake são muito presentes na culinária oriental. No entanto, também são ótimas fontes de fibra, com pouquíssimas calorias. Além disso, eles absorvem bem o sabor de outros alimentos, devido a sua consistência mais esponjosa.
Eles funcionam bem em receitas saudáveis como torta de abóbora, frango, arroz ou risoto.
Shimeji
Também bastante utilizado na culinária japonesa, o shimeji é um tipo de cogumelo que conta com duas variações de cor: indo do branco ao cinza escuro. No entanto, o que realmente chama atenção é o “chapéu”, formato do topo do alimento.
Seu gosto fica ainda melhor se for salteado na manteiga. Dessa maneira, você pode fazer uso do cogumelo em receitas como:
- Abóbora recheada com shimeji;
- Shimeji com broto de feijão;
- Escondidinho;
- Refogado com brócolis.
Portobello
Uma versão mais madura do cogumelo Paris, o portobello é mais escuro que o primeiro, e mais consistente também. É por isso que esse é um dos tipos ideais para ser grelhado.
Assim, você pode colocá-lo na brasa e servir assado. No entanto, também é um tipo de cogumelo que funciona bem em receitas como recheado. Para isso, você pode utilizar itens como requeijão, ricota e até espinafre.
Receitas: sopa de cogumelos
Uma das receitas com cogumelo que melhor funciona na alimentação do dia a dia é a sopa. Dessa maneira, que tal aproveitar o momento para anotar essa receitinha rápida de sopa de cogumelos?
INGREDIENTES:
- 200 g de champignon, podendo ser fresco ou em conserva;
- 2 colheres de sopa de margarina;
- Uma cebola pequena picada;
- 2 xícaras de chá de leite;
- Uma colher de sopa de amido de milho;
- 2 ovos (apenas as gemas)
- Sal e pimenta-do-reino branca.
MODO DE PREPARO:
Em uma panela, coloque a margarina, espere aquecer e refogue a cebola rapidamente. Após, coloque o champignon e refogue até que ele fique macio. Deixe ferver.
Misture o leite, com o amido e as gemas e acrescente a sopa. Depois, mexa até que o caldo engrosse um pouco. Assim, retire do fogo e espere que a sopa fique morna.
Coloque a sopa no liquidificador e bata até que ela forme um creme homogêneo. Volte com o creme para o fogo e acrescente o sal e a pimenta, deixando ferver por no máximo três minutos.
Pronto! Espere amornar e sirva com pão como acompanhamento.
Cuide da sua saúde com a MedSênior
A MedSênior entende a importância de cuidar da saúde. Por isso nós oferecemos planos de saúde totalmente focados no envelhecimento saudável.
Conheça a MedSênior e solicite já a sua proposta. Clique AQUI e aproveite!
Geração+ informada