A ceia de Natal é repleta de receitas deliciosas. Talvez por isso algumas pessoas comam um pouco a mais ou cometam exageros. Por outro lado, a celebração não precisa ser motivo para arrependimentos. Isso porque há diversos tipos de alimentos saudáveis que podem marcar presença neste momento do ano e ainda auxiliar na prevenção de doenças. Conheça 4 tipos deles!
Muitas pessoas passaram por uma mudança de hábito relacionada à saúde nos últimos tempos. Conforme avançamos nas etapas da vida, ela vai se tornando cada vez mais presente. Afinal, comer bem e praticar exercícios são maneiras de prevenir doenças. Ainda assim, em épocas festivas como o Natal e o Ano Novo, fica mais complicado manter toda uma rotina saudável diante de tantas tentações.
É o que muitos pensam. Contudo, o que pouca gente sabe, é que alguns alimentos saudáveis já estão presentes naturalmente na ceia de Natal. Se combinados, podem render boas receitas natalinas para quem está buscando por mais saúde neste final de ano. Caso de itens como a uva passa, as castanhas e algumas frutas.
Outro fator positivo, é que além de nutritivos, eles também ajudam na prevenção de doenças, como as cardíacas e o colesterol alto, por exemplo.
4 tipos de alimentos saudáveis para a ceia de Natal
Quem optou pela mudança de hábito ao longo do ano não precisará encarar a ceia de Natal e as festas de final de ano com desespero. Continuando com a prática de exercícios físicos e comendo de forma adequada, sem exageros, é, sim, possível curtir os momentos sem sentir peso na consciência.
Para isso, é possível aproveitar a presença de alguns alimentos saudáveis na ceia, e acrescentar outros, como as frutas tropicais, por exemplo.
Oleaginosas
Pouco faladas ao longo do ano, elas têm espaço garantido na mesa da ceia de Natal. Podendo ser incluída nas saladas, doces, farofas, entre outras receitas natalinas, as oleaginosas são as responsáveis pela prevenção de doenças como derrame, câncer, problemas cardiovasculares, colesterol e mortalidade por diabetes.
É o que comprova uma pesquisa feita pelo Imperial College London, na Inglaterra, e a Universidade Norueguesa de Tecnologia. Segundo o estudo, o consumo de 30 gramas de oleaginosas por dia já é o suficiente para diminuir em 22% as chances de morte precoce por qualquer tipo de doença.
Conheça alguns tipos de oleaginosas:
- Amêndoas;
- Castanhas;
- Pistaches;
- Avelãs;
- Nozes;
- Amendoim.
Frutas secas
Muito presente em itens como o arroz e a farofa, as frutas secas são fáceis de combinar, tanto com pratos doces como salgados. Versáteis, elas ainda auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, além de promoverem um melhor controle da glicemia. Mas, apesar dos benefícios, é preciso comê-las em quantidades adequadas, sem exageros.
Outro ponto ao qual deve-se ter cuidado, é ao comprá-las para a ceia de Natal. É comum confundir as frutas secas com as cristalizadas, mas na prática, elas são bem diferentes. Durante o processo de fabricação das cristalizadas, trocam a água pelo açúcar, as deixando mais doces e menos saudáveis. Assim, as opções secas para as festas de final de ano, são:
- Damasco;
- Uva passa;
- Ameixa;
- Figo;
- Tâmaras;
- Peras.
Integrais
Uma das maneiras de tornar a ceia de Natal mais saudável é substituindo as farinhas brancas pelas integrais, como a aveia e a farinha de amêndoas. Com isso, além de evitar itens como o glúten, ainda é possível obter diversos outros benefícios. Antioxidante, fibras, e vitaminas do complexo B, são alguns deles, dependendo do tipo de grão integral escolhido.
Fazendo a ingestão regular delas, é possível encontrar nesses alimentos ainda benefícios para o coração e para o colesterol.
Confira algumas:
- Farinha de arroz;
- Farinha de amêndoas;
- Farinha de aveia;
- Farinha de chia;
- Farinha de linhaça.
Frutas vermelhas
Outro item muito presente nas festas de final de ano são as frutas vermelhas. Utilizadas principalmente na decoração, nas sobremesas e no preparo de alguns pratos, elas são ricas em vitaminas do complexo B e C. Além disso, contam com funções anti-inflamatórias, ajudam a proteger o coração e atuam contra o envelhecimento celular.
Algumas das opções para a ceia de Natal:
- Morangos;
- Cerejas;
- Framboesas;
- Amoras;
- Ameixa;
- Mirtilo.
Dica: aposte na farofa!
No Brasil, as farofas já estão presentes na dieta da população o ano inteiro, na ceia de Natal não seria diferente. Acrescenta-se a isso a facilidade em preparar a receita e a versatilidade da mesma, rendendo opções também saudáveis, e está pronto.
É o caso da farofa de cenouras com passas e aveia do jornal O Globo. Confira:
Ingredientes:
1 Colher de sopa de azeite extravirgem;
1 Colher de sopa rasa de uva passa;
1 Colher de sopa de cheia de cheiro-verde;
1 Colher de sopa rasa de cebola ralada;
6 Colheres de sopa de cenoura ralada;
4 Colheres de sopa rasas de farelo de aveia;
3 Colheres de sopa de água.
Modo de preparo:
- Já com a panela pré-aquecida, coloque a cebola e o azeite e refogue;
- Após, acrescente a uva passa, a cenoura ralada, o farelo de aveia e a água;
- Mexa até ela ficar soltinha. Por último, acrescente o cheiro-verde e apague o fogo.
Geração+ informada
+ Tudo o que você precisa saber para as festas de fim de ano
+ Conheça 5 alimentos para prevenir doenças e comer melhor
+ O coração na terceira idade