Desde quando crianças, sabemos sobre a importância de escovar os dentes e passar fio dental para manter uma boa saúde bucal. Essas práticas são indispensáveis para manter a saúde dos dentes e evitar o mau hálito. Contudo, muitas pessoas acreditam que apenas esses hábitos bastam para cuidar da saúde da boca.

No entanto, para ter uma saúde bucal adequada é preciso aliar os cuidados com a escovação e uso de fio dental com algumas mudanças de rotina. Um exemplo está na qualidade da alimentação, que influencia diretamente em todo o corpo, inclusive na sua saúde bucal.

Os cuidados com a saúde bucal estão ligados a diversas outras áreas do nosso corpo, influenciando na saúde de modo geral. Segundo o Instituto do Coração (Incor), cerca de 45% das doenças do coração em São Paulo são causadas por problemas bucais.

Neste post vamos te contar tudo sobre saúde bucal e como manter uma rotina de cuidados de qualidade. Continue a leitura e confira!

Como cuidar da saúde bucal?

Assim como se deve manter uma rotina de escovação dos dentes, é preciso se atentar a outros fatores que fazem diferença na saúde da sua boca. Confira alguns cuidados diários indispensáveis para uma saúde bucal de qualidade:

Fio dental

Muito importante para a saúde bucal, o fio dental ajuda a eliminação de restos de comida entre os dentes e previne a formação de placa bacteriana na região. Para usá-lo da forma correta, é imprescindível que você use no mínimo 40 cm de fio dental a cada vez que for fazer a higiene, sempre trocando a área do fio já usada entre dois dentes. O ideal é que a área usada do fio nunca se repita entre um dente e outro.

Escovação correta

Um dos mais importantes passos para manter a saúde bucal em dia. A escovação ajuda na redução dos riscos de cáries, fraturas dentárias e mantém um hálito agradável. Contudo, além da frequência com que se escova os dentes, é necessário se atentar à forma como o faz.

Para começar, divida os seus dentes em “quatro partes”, superior direita, superior esquerda, inferior direita e inferior esquerda. Para garantir uma boa escovação, é importante dedicar no mínimo trinta segundos para cada “parte” da boca. Após isso, dedique também 30 segundos para cada bochecha e para a língua.

Finalize com o enxaguante bucal

Após passar o fio dental entre todos os dentes e dedicar algum tempo a uma escovação bem feita, é importante completar a rotina de higiene bucal é bom que você utilize um enxaguante bucal. Ele ajuda a eliminar o restante das bactérias presentes na boca e garantir um hálito mais fresco.

Para o uso dele não há segredo! É importante utilizar a medida de uma tampinha padrão entre as marcas e efetuar o bochecho e gargarejo com o líquido por pelo menos 30 segundos. Após isso, pode cuspir o enxaguante bucal e enxaguar a boca com água.

Qual a relação entre nutrição e saúde bucal?

Geralmente, o que as pessoas mais relacionam entre a saúde bucal e a alimentação está no exagero do consumo de doces. O que, realmente, é muito prejudicial para a saúde dos dentes, contudo, não é o único problema na alimentação que pode afetar a saúde da sua boca.

Para garantir uma boa relação entre a sua nutrição e saúde bucal é importante estar atento ao consumo de alimentos nutritivos, com vitaminas e minerais como o cálcio. Além de lembrar, claro, de evitar alimentos ricos em açúcar, como biscoitos recheados, doces e bolos em excesso.

Encontre a rotina alimentar para cuidar da sua saúde bucal!

Com a ajuda do Plano MedSênior você consegue cuidar melhor de vários aspectos da sua saúde e bem-estar. Nós conseguimos, por exemplo, te auxiliar nos cuidados com a alimentação para a garantia de uma melhor saúde bucal. Para isso, basta clicar aqui e contratar o plano da terceira idade!