O calor do verão é propício para se refugiar nas baixas temperaturas do ar- condicionado, no entanto, será que esse tipo de aparelho que é tão benéfico no nosso dia a dia também pode nos prejudicar?

Descubra neste post se o ar-condicionado faz mal para a saúde!

Embora o uso desse aparelho tenha diversos benefícios, como conforto e climatização do ambiente, o ar-condicionado, caso seja utilizado sem algumas medidas preventivas, pode causar impactos ruins na nossa saúde.

Quando ele funciona com temperaturas muito baixas em locais fechados, a umidade fica mais baixa que o normal. Dessa forma, o processo de defesa do organismo é diminuído e nossas vias aéreas não conseguem filtrar o ar ressecado para conduzi-lo aos pulmões.

Consequentemente, esse ambiente torna-se propício para o surgimento de quadros de asma, sinusite, rinite e outros tipos de alergias que se manifestam em locais com pouca circulação de ar.

Quais medidas devem ser tomadas?
Alguns cuidados são essenciais para evitar que o ar-condicionado não faça mal para nossa saúde.

1. Lembrar de limpá-los regularmente é extremamente necessário, pois, o filtro acumula bactérias e fungos e um ar condicionado que não tem manutenção pode ser extremamente prejudicial a nossa saúde. Além disso, é necessário lembrar que a ventilação natural é extremamente importante para a renovação do ar, por isso, sempre deixe as janelas abertas, não importa o quão limpo o filtro do ar esteja. Essa dica se aplica, inclusive, para carros.

2. Como o ar-condicionado retira calor do ar, uma das principais orientações é beber água para evitar a desidratação causada pela baixa umidade. Também é recomendado umedecer as narinas quando surgirem incômodos.

3. Outro ponto relevante, é manter a temperatura, de preferência, entre 23°C e 26°C. Dessa forma, é possível equilibrar a sua temperatura corporal com a temperatura do ambiente. Afinal, um ambiente climatizado é aquele que tem conforto térmico.

Procure um especialista para mais informações!

Sabia que estamos recheados de outros conteúdos interessantes? Confira aqui!

5 mitos e verdades sobre envelhecimento

Oficina de Autocuidado MedSênior promove autonomia