
O verão muda o clima e a rotina de todos. Por consequência, as temperaturas mais altas fazem com que doenças comuns ao período apareçam e tenhamos que aumentar os cuidados, havendo uma preocupação maior com o corpo e a hidratação. Conheça as 5 principais e como se cuidar durante a estação!
As doenças de verão estão bastante relacionadas aos cuidados com a pele e a exposição ao sol. Por outro lado, durante a estação, com as trocas de temperaturas, os problemas respiratórios também podem aparecer com mais frequência.
5 doenças comuns no verão
A estação mais quente do ano faz com que tenhamos uma maior exposição ao sol e ao ar livre. Além disso, em busca de se refrescar, o uso de itens como ventiladores e ares-condicionados ou condicionadores de ar também se tornam mais frequentes. As práticas aumentam os riscos de doenças comuns à estação.
Com isso, ligamos o alerta para essas doenças comuns, como as doenças de pele e a gripe, até mesmo para que elas não estraguem os planos para a estação. Veja as 5 principais:
1 – Gripe
Pode parecer um tanto quanto distante a ideia de gripe de verão, afinal, a doença é muito mais presente no inverno. Contudo, de acordo com estudos publicados pela Public Health England, esse cenário vem mudando e o mal tem sido mais comum nos períodos quentes que nos frios.
Contudo, algumas diferenças precisam ser observadas antes do diagnóstico. Isso porque existe uma diferença entre os resfriados, também uma das doenças de verão, e a gripe.
Em boa parte das vezes, os sintomas se tratam, na verdade, de um leve resfriado, que se cuidado, não gerará problemas.
Principais sintomas da gripe
A gripe é uma doença comum e conhecida da população, porém, gera uma série de sintomas ao se instalar no corpo humano, que podem ser confundidos com outros males. Os principais, são:
- Febre alta;
- Dor de cabeça;
- Fadiga;
- Congestão nasal;
- Tosse e espirros.
Apesar de parecerem sintomas simples, eles não devem ser ignorados, pois a gripe pode evoluir para um quadro mais sério da doença.
2 – Desidratação
Com as altas temperaturas e a exposição ao sol, o corpo acaba exigindo uma maior ingestão de líquidos para se hidratar, já que perde mais água. Este cenário acaba sendo propício ao aparecimento da desidratação.
Doença comum ao verão, a desidratação causa não apenas a baixa de água no corpo, como de sais minerais e líquidos orgânicos. Mais comum em crianças e idosos, ela pode trazer diversos prejuízos à saúde se não tratada da maneira correta.
Sintomas de desidratação
Entre os principais sintomas da desidratação do corpo estão a sensação de cansaço ou até de desmaio e a urina escura. Confira mais:
- Boca e pele secas;
- Sede em excesso;
- Vômito;
- Lentidão;
- Diarreias;
- Tontura;
- Diminuição da produção de suor.
Leia também: Conheça as principais doenças de pele causadas pelo excesso de sol
3 – Insolação
Assim como a desidratação, a insolação é causada pela exposição excessiva ao sol e a baixa ingestão de líquidos durante o período. Ela costuma ocorrer quando a temperatura do organismo ultrapassa os 40° e ele já não consegue mais abaixar a própria temperatura, pois a transpiração é interrompida.
A doença de verão é comum e pode ser tratada de forma fácil, contudo, também é perigosa. As temperaturas elevadas rapidamente podem causar uma grande perda de líquidos e sais minerais por parte do corpo, o que agravaria o quadro.
Sintomas de insolação
Mesmo que pareça uma doença comum e simples de tratar, os sintomas de insolação podem facilmente ser confundidos com o de outros males. Veja:
- Dores de cabeça;
- Tonturas;
- Náuseas;
- Temperatura do corpo alta;
- Pele quente;
- Confusão mental.
O que fazer em caso de insolação?
Nestes casos, é normal que as pessoas tenham dúvidas sobre o que fazer em caso de insolação. Contudo, a principal atitude deve ser tentar diminuir a temperatura corporal do paciente. Dessa maneira, segundo orientações do Ministério da Saúde, pode ser feito:
- Retirar a maior quantidade de roupas possível;
- Oferecer água gelada ou líquidos não-alcoólicos como forma de hidratar;
- Se o paciente estiver consciente, o manter em repouso e com a cabeça elevada;
- Pode-se colocar compressas de água em locais como a testa e as axilas;
- Com as temperaturas já mais baixas, é necessário dar um banho frio no paciente.
Contudo, é válido ressaltar: essas atitudes podem ser utilizadas em quadros leves. Em situações mais graves, o ideal é buscar ajuda médica.
4 – Conjuntivites
As conjuntivites são doenças comuns e costumam ocorrer no verão devido a maior exposição a locais com ar seco e a aparelhos como os computadores, que contribuem para piscarmos menos. Esses fatores juntos ajudam a causar o quadro de conjuntivite.
Além disso, elas podem ser causadas por bactérias e vírus, que podem ser causadas pelo contato com pessoas e objetos contaminados. Por último, há também as alergicas, mais ligadas a fatores como a poluição.
Sintomas de conjuntivite:
Com isso, estão entre os principais sintomas dessa doença de verão:
- Pálpebras inchadas;
- Olhos vermelhos e lacrimejando;
- Secreção;
- Sensação de cisco nos olhos;
- Coceira.
5 – Micoses
Por último, as micoses são mais uma das doenças comuns no verão. Causada por fungos que já estão presentes no ambiente, ela costuma aparecer em regiões como as unhas e o couro cabeludo, assim como na epiderme, sendo considerada uma doença de pele.
A aparição do quadro, no entanto, é facilitada pela má higiene, o uso prolongado de roupas de banho molhadas e o andar descalço. Com isso, a melhor maneira de evitar o mal é manter a higiene em dia.
Você também pode utilizar roupas e calçados mais leves e abertos e evitar utilizar roupas de banho molhadas por muito tempo.
Como prevenir as doenças comuns do verão
A melhor forma de aproveitar o verão com saúde e segurança é se prevenindo das doenças comuns. Para isso, você pode ter alguns cuidados essenciais, como:
- Evitar longas exposições ao sol;
- Utilizar protetor solar no fator de proteção correto, sendo a partir de 30 para o corpo e 50 para o rosto;
- Beber água e ingerir mais líquidos ao longo do dia;
- Utilizar roupas leves e frescas;
- Manter uma alimentação equilibrada, evitando comidas de rua ou muito pesadas;
- Evitar o compartilhamento de objetos pessoais;
- Não prolongar o uso de roupas molhadas;
- Buscar andar sempre calçado(a).
Previna-se com o auxílio de um médico
Com uma assistência médica de qualidade é possível prevenir com mais segurança essas doenças comuns. Além disso, dá para tirar dúvidas e fazer todos os exames de rotina antes de curtir o melhor da estação.
A MedSênior sabe disso. Com o nosso plano você tem acesso a saúde de qualidade, especializada na Geração+.