Central de Atendimento: 4007-2001 Pronto Atendimento Virtual: 0800 0800 551 SAC: 0800 605 5505 ES | MG | PR | DF | RS | RJ | SP
-->

Notícias - MedSênior

Setembro Amarelo 2019: entenda a campanha!


O Setembro Amarelo é um movimento que acontece em terras brasileiras desde 2015. Foi idealizado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As ruas do país inteiro se vestem de amarelo, para dar visibilidade à causa principal: a prevenção ao suicídio. Nós, do MedSênior, o seu plano de saúde exclusivo da terceira idade, apoiamos essa causa!

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas. Alguns dos primeiros passos para garantir a atenção adequada e reverter essa situação são: a educação como medida preventiva, esclarecimento, conscientização e estímulo ao diálogo.

 

O Setembro Amarelo vem para nos mostrar a importância da prevenção e conscientização. Esses dois pilares são fundamentais, de fato. Quando a pessoa perceber que precisa de ajuda, é necessário agir. Ficar atento aos sinais é primordial”, explica Ana Carolina Barbieri Lima, psicóloga da MedSênior.

 

Sinais de alerta

 

Alguns sinais como: isolamento, mudanças de hábitos radicais, perda de interesse por atividades que davam prazer, descuido com a aparência, alterações no sono e apetite, e pensamentos negativos, podem indicar que a pessoa precisa de ajuda.

 

Onde a depressão entra nessa história?

 

Umas das principais causas de suicídio no mundo é a depressão. No Brasil, quase 6% da população, o equivalente a 11,5 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde, possuem a doença.

 

Dores físicas sem motivo aparente, problemas recorrentes de memória, dificuldade para comer e dormir e pensamentos ruins e de morte, são alguns dos sinais de depressão.

 

Levante a bandeira do Setembro Amarelo você também!

 

Como falamos no início do texto, há, sim, como prevenir.

 

De acordo com os idealizadores do Setembro Amarelo, o suicídio é um ato de comunicação. Quem pensa em fazer algo assim, na realidade, tenta se ver livre da dor e do sofrimento, que, de tão intensos, parecem ser totalmente insuportáveis.

 

Cuide da saúde de sua mente

 

Exercícios que permitem o convívio com outras pessoas, como academia, uma caminhada ao lado de um amigo, e atividades que estimulam a mente, como jogos, por exemplo, são fundamentais para a higiene mental.

 

Ao menor sinal do problema, peça ajuda!

 

Pessoas precisam de pessoas.

 

Caso sinta algum dos sintomas que falamos por aqui, converse com sua família e seu médico. Levante a bandeira e cuide do seu bem mais precioso com o carinho que merece.

 

Sua vida vale muito!

 

Para ficar por dentro das ações do Setembro Amarelo previstas para este mês, basta clicar aqui.

 

Se você chegou até o final do post, sugerimos outros conteúdos de nosso Blog. Basta clicar no link que te interessar e ir direto!

 

Menopausa e depressão: entenda a relação

 

Saiba como viver feliz e com qualidade de vida na terceira idade

 

Até o próximo post!

 

Fonte: Psicóloga Ana Carolina Barbieri Lima / CRP 16/6571

foto