Notícias - MedSênior

Saúde do idoso: doenças comuns com a chegada do inverno


O inverno iniciou em 21 de junho! E, com ele, os cuidados com a saúde na terceira idade precisam estar ainda mais em dia. Os ponteiros dos termômetros baixam na maioria dos estados do país e, os riscos às doenças de inverno, aumentam. No post de hoje, nós, da MedSênior, vamos tratar sobre quais são as mais comuns e como evitá-las.

 

Atenção à hipotermia na terceira idade durante inverno

 

A hipotermia é um dos principais alertas no inverno. É caracterizada pela queda brusca na temperatura corporal – podendo cair a menos de 36,8º e, abaixo dos 29º, pode apresentar até mesmo risco de vida.

 

Fraqueza, fadiga e perda de consciência são alguns dos sintomas. Para quem mora em locais em que o inverno é menos rigoroso, mas que vai viajar para lugares onde é mais severo, a atenção deve ser redobrada!

 

Doenças respiratórias mais comuns no inverno

 

1.Gripes e resfriados

 

Simples resfriados e gripes podem se tornar verdadeiros perigos à saúde na terceira idade, quando não tratados corretamente. Causada pelo vírus Influenza, a gripe é contagiosa e pode matar. Tempo seco e frio aumenta o risco de propagação do problema. Pode causar a baixa da imunidade, e, associada a outras doenças, como pneumonia, torna-se um risco.

 

Prevenção: a higiene adequada, como o simples hábito de lavar as mãos e a vacinação contra a gripe, podem ajudar, e muito, no processo de prevenção. Por falar nisso, sua carteira de vacinação está em dia? Caso não, lembre-se de se cuidar!

 

2.Rinite e sinusite

 

Conhecida como uma inflamação nas mucosas do nariz, a rinite é causada por infecções virais ou problemas de alergia. Já a sinusite, é caracterizada pela inflamação dos seios da face e pode ser identificada por sintomas como: dor na face e cabeça, obstrução nasal, coriza, tosse e febre.

 

Prevenção: garantir casa e local de trabalho limpos, evitar contato com mofo e poeira, tomar bastante água ao longo do dia, não fumar e fazer atividades físicas, podem ajudar.

 

Dicas adicionais de como cuidar da saúde no inverno

 

  • Uma das primeiras sugestões é: mantenha-se ativo! A imobilidade pode ser ainda mais prejudicial no inverno a quem sofre com problemas como artrose, pois pode gerar o aumento de dores, além de propiciar o risco a quedas. Faça exercícios físicos, como alongamentos e caminhadas!

 

  • Os tradicionais casacos, agasalhos, toucas, mantas e luvas, devem ser usados sempre que sentir necessidade. Tenha-os sempre em mãos.

 

  • Banhos com temperatura mais confortável, caldos, sopas, um chazinho e chocolate quente, são deliciosos e ótimos para ajudar a aquecer o corpo.

 

  • Por fim, continue com suas consultas em dia. Faça visitas regulares ao seu médico. Cuide de sua saúde no inverno e em todas as estações!

 

Gostou das dicas?

 

Aproveite para acessar mais conteúdos exclusivos de nosso Blog.

 

Algumas sugestões para você:

 

Entenda o que Medicina Preventiva

 

A importância dos exercícios na terceira idade

 

Conheça a oficina de Autocuidado MedSênior

 

foto
Medsênior - cuidar, faz parte do nosso plano
Central de Atendimento
SAC: 0800 605 5505 4007-2001
Grande Vitória e Belo Horizonte
Av. Vitória, 1342, Ilha de Santa Maria
Vitória - ES - CEP 29051-040
ANS TISS