Notícias - MedSênior

Oficina de Autocuidado MedSênior promove autonomia


Para criar um ambiente adequado, em que os pacientes na terceira idade entendam mais sobre o processo de envelhecimento e sintam alegria e prazer em estar nessa etapa tão importante da vida, o MedSênior criou a Oficina de Autocuidado. Quer saber mais sobre esse projeto de nosso plano de saúde? É só continuar lendo o post de hoje!

 

O que significa autocuidado?

 

Em termos simples, é cuidar de si. Parece simples, né? E, de fato, é. Mas para que isso ocorra, especialmente, quando chegamos à terceira idade, é preciso informação e conhecimento, para lidar com as necessidades que essa fase requer de nós.

 

A família do idoso pode ser uma grande ferramenta incentivadora para garantir que o autocuidado seja efetivo – uma forma de garantir isso é respeitar seu ritmo, possibilidades e, principalmente, escolhas.

 

O autocuidado pode garantir um envelhecimento feliz?

 

A grande maioria possui medo e até pavor em envelhecer, mas esquece que é um progresso natural e não um regresso.

 

Nós, do MedSênior, estamos aqui para mostrar que essa pode ser uma etapa tão feliz quanto qualquer outra em que vivemos. Basta tomarmos essa decisão. Velhice, antes de qualquer coisa, nem sempre será sinônimo de doenças.

 

Onde entra a Oficina de Autocuidado neste contexto?

 

Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra do MedSênior, explica que a Oficina de Autocuidado de nosso plano de saúde exclusivo para terceira idade, vem para desmistificar aspectos e crenças sobre o processo de envelhecimento, que disseminam ideias errôneas sobre o cotidiano da pessoa idosa e que podem até gerar, como consequência, a criação de quadros de dependência, insegurança e sentimentos negativos à pessoa idosa.

 

A ideia é apresentar como o idoso pode promover o autocuidado e ser o maior agente de sua saúde. “O projeto é conduzido por grandes enfermeiras, que orientam com dicas e abastecem nossos beneficiários com informações preciosas, para que conduzam sua saúde com autonomia e entendam como, de fato, eles são os maiores responsáveis por suas escolhas”, pontua o médico.

 

Durante as sessões da oficina, convidamos os beneficiários a refletirem, também, sobre situações-problemas, com atividades motivadoras e que mostrem possibilidades para as tomadas de decisões.

 

Ficou interessado sobre como o autocuidado é importante para a saúde na terceira idade?

 

Achamos que você também possa gostar dos conteúdos que fizemos em nosso Blog sobre:

 

Como a arteterapia pode contribuir para o cuidado com sua mente!

 

O poder da alimentação saudável no processo de envelhecimento

 

Por fim, te convidamos a acessar nosso Facebook e Instagram, para ter acesso a mais conteúdos feitos sob medida para você.

 

Continue acompanhando nosso Blog, para novas dicas e informações que te ajudem a enxergar o envelhecimento como uma dádiva!

 

Até a próxima!
 

Fonte: Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra MedSênior, CRM 9745 e RQE 6575. 

foto
Medsênior - cuidar, faz parte do nosso plano
Central de Atendimento
SAC: 0800 605 5505 4007-2001
Grande Vitória e Belo Horizonte
Av. Vitória, 1342, Ilha de Santa Maria
Vitória - ES - CEP 29051-040
ANS TISS