Notícias - MedSênior

O Dia Mundial sem Tabaco vem aí!


31 de maio é o Dia Mundial sem Tabaco. A pneumologista da MedSênior, Priscila Pitanga, como forma de alertar e chamar atenção para os riscos à saúde, causados pelo tabagismo, nos ajudou com informações especiais para o post de hoje. Continue lendo e saiba mais!

 

Fumar pode resultar em um vício difícil de abandonar na terceira idade, já que é um hábito que, geralmente, persiste desde a juventude. Dra.Priscila explica que o idoso tabagista é mais propenso à irritação das vias aéreas, bronquite e gripes, que podem levar à pneumonia. “A pessoa idosa que para de fumar se beneficia com uma melhor qualidade de vida. O risco de enfermidades diminui gradativamente e o organismo se restabelece”, pontua.

 

Tabagismo mata 7 milhões por ano

 

A médica explica, ainda, que o tabagismo é responsável por mais de sete milhões de mortes anuais em todo o mundo. “A nicotina é fator desencadeador de várias doenças, e agrava tantas outras. Estão correlacionados ao uso do tabaco diversos tipos de câncer, fibrose e enfisema pulmonar, infarto do miocárdio, AVC, aneurisma, entre outras”, pontua.

 

Acompanhamento

 

Acompanhamento especializado é fundamental para abandonar o hábito de fumar em qualquer idade. “A orientação é bastante individualizada e envolve o entendimento das causas motivadoras do hábito tabágico e uma abordagem comportamental que analisa modificações nas ações do dia a dia que facilitam a percepção e o maior controle do consumo”, finaliza Priscila.

 

Persistência é fundamental

 

Durante o tratamento para abandono do tabagismo, 40% dos pacientes podem ter recaídas e retomar o vício de fumar, sendo que 60% dessa porcentagem nos três primeiros meses. “As recaídas acontecem e é algo comum, o importante é entender o motivo dela: foi descuido do paciente ou falência de tratamento? Nessas horas, o apoio da família é essencial”, ressalta a pneumologista.

 

Para ficar por dentro de mais dicas e notícias que envolvem saúde na terceira idade, acesse outros conteúdos exclusivos em nosso Blog!

 

Fonte: Priscila Pitanga, pneumologista MedSênior.

foto
Medsênior - cuidar, faz parte do nosso plano
Central de Atendimento
SAC: 0800 605 5505 4007-2001
Grande Vitória e Belo Horizonte
Av. Vitória, 1342, Ilha de Santa Maria
Vitória - ES - CEP 29051-040
ANS TISS Demonstrações Contábeis