Notícias - MedSênior

Medicina Preventiva: esse é o nosso plano!


O MedSênior foi moldado para ser um plano de saúde exclusivo para terceira idade e que tem como base o conceito de Medicina Preventiva. A ideia é que, além de fornecer os típicos atendimentos ambulatoriais e hospitalares, trate da saúde do beneficiário de forma preventiva e focada na qualidade de vida.

 

Em termos simples, a Medicina Preventiva, por meio de iniciativas orientadas pelos profissionais da saúde, auxilia a evitar e até mesmo postergar o desenvolvimento de doenças crônicas mais comuns na terceira idade, entre as quais podemos citar diabetes, hipertensão, osteoporose e colesterol alto (dislipidemia).

 

Como a Medicina Preventiva acontece na prática?

 

A expectativa de vida do brasileiro só cresce no país. Viver na terceira idade pode ser uma das melhores experiências, basta seguir cuidados específicos que a Medicina Preventiva ajuda a garantir.

 

Idosos que já possuem doenças crônicas ou não, podem seguir as práticas que cercam a Medicina Preventiva, tais como:

 

1.Alimentação saudável

 

Nunca é tarde para começar. Se durante todo o seu percurso até chegar aqui, não seguiu uma alimentação saudável, você pode mudar isso agora mesmo!

 

Em nosso plano de saúde terceira idade, por exemplo, temos à disposição o Projeto NutriSaber, que tem como objetivo educar, por meio de palestras, ações e mesas-redondas, com temas que envolvem hábitos alimentares.

 

2. Exercícios físicos

 

A perda de massa muscular e a diminuição da densidade óssea, são fatores que ocorrem na terceira idade. Como consequência, o corpo fica predisposto a doenças crônico-degenerativas - o que aumentam os riscos de quedas por perda de equilíbrio e que podem gerar fraturas. De acordo com o Hospital Albert Einstein, a mortalidade por fratura no fêmur, por exemplo, é alta, chegando a 50% em até 6 meses após a ocorrência do acidente.

 

Como grande incentivadora à promoção da saúde, a Medicina Preventiva tem como orientação a prática de atividades que coloquem o corpo, literalmente, para se mexer. No MedSênior, dispomos do Núcleo de Autonomia e Independência, que auxilia na capacidade individual do idoso, abrangendo ações que focam em habilidades físicas, motoras e mentais.

 

Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra do MedSênior, explica que os beneficiários fazem exercícios de forma sistemática durante um período, com o objetivo de fortalecer os músculos. “Dessa forma, o paciente mantém o corpo mais ativo, dando a ele mais segurança, além de colaborar evitando as chances de queda”, explica.

 

3.Higiene mental

 

Saúde na terceira idade também significa estar com a higiene mental impecável. Para fazer com que isso aconteça, vale se arriscar em uma aula de dança, investir em atividades como artesanato, pintura, reservar tempo para viajar, passear e até marcar encontros periódicos com seus amigos para jogar conversa fora!

 

Como parte de nossas Oficinas de Saúde, contamos com o Cabeça Boa, que tem como foco cuidar das funções mentais, com um programa de atividades criativas e que ajudam na memória.

 

O Arteterapia é outro projeto de sucesso. Pintura, escultura, colagem, ajudam a trabalhar o cognitivo e, também, com as emoções dos beneficiários.

A regra é ser feliz e sempre procurar o que te dê prazer. Evitar o estresse contínuo, também é importante.

 

4.Check Up periódico

 

A prevenção de doenças também pode ser realizada por meio de exames periódicos. Nosso plano de saúde para terceira idade possui Unidades Próprias para a realização de exames solicitados pelos profissionais, o que garante mais comodidade e bem-estar.

 

Envelhecer com saúde pode ser sua realidade. Faça dessa fase da vida sua melhor experiência!

 

Quer ter acesso a mais conteúdos MedSênior?

 

Caso tenha gostado deste post, achamos que também irá se interessar por outros temas que abordamos aqui, clique abaixo a vá direto aos conteúdos!

 

Dicas de como aproveitar melhor sua vida após a aposentadoria

 

Entenda a importância dos exercícios na terceira idade

 

 

Fonte: Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra MedSênior, CRM 9745 e RQE 6575.

 

foto
Medsênior - cuidar, faz parte do nosso plano
Central de Atendimento
SAC: 0800 605 5505 4007-2001
Grande Vitória e Belo Horizonte
Av. Vitória, 1342, Ilha de Santa Maria
Vitória - ES - CEP 29051-040
ANS TISS Demonstrações Contábeis