Notícias - MedSênior

Cuidar da autoestima na terceira idade faz bem à saúde


Você sabia que cuidar da autoestima na terceira idade é tão importante quanto se atentar a uma alimentação saudável e fazer atividades físicas? Quem pensa que ter atenção e carinho com a aparência é algo apenas para os jovens, está enganado! O desejo e a satisfação de se sentir bem com o espelho é fundamental para sua saúde mental.
 
Quando pensa em autoestima, o que vem a sua mente? O conceito dela está revelado no próprio nome, ou seja, é a forma como nos estimamos. Se não tratar da sua como merece, além de correr riscos de ter problemas consigo, pode estar suscetível a ter desconfortos em relacionamentos com seu parceiro, amigos e família.
 
Como saber se sua autoestima está baixa?
 
Sentimentos como culpa, insegurança, rejeição, carência, frustração, perfeccionismo excessivo e uma grande inclinação para críticas e autocríticas são alguns dos sinais.
 
E o que fazer se estiver com a autoestima comprometida?
 
Garanta um tempo para você, se dê de presente um momento no salão para cuidar das unhas, dos cabelos, de sua pele, faça a barba. Compre aquela roupa que estava namorando há tempos na vitrine.
 
Permita-se pegar um cineminha, saia com seus amigos, viaje, sorria, cuide de sua higiene mental, leia um bom livro, tenha uma alimentação e um sono saudável. Mime a você mesmo e evite se comparar aos outros!
 
Andar de bicicleta, caminhadas, natação, pilates são mais opções que trazem saúde mental!
 
Preciso de ajuda de um psicólogo?
 
Um outro ponto importante: caso não consiga lidar com a situação sozinho, peça ajuda! Um psicólogo, por exemplo, pode ser determinante no processo.
 
Cuide-se sempre e em cada detalhe!
 
Fonte: Psicóloga Ana Carolina Barbieri Lima / CRP 16/6571
 
foto
Medsênior - cuidar, faz parte do nosso plano
Central de Atendimento
SAC: 0800 605 5505 4007-2001
Grande Vitória e Belo Horizonte
Av. Vitória, 1342, Ilha de Santa Maria
Vitória - ES - CEP 29051-040
ANS TISS Demonstrações Contábeis