Notícias - MedSênior

Como anda o seu sono?


Dormir mal, ter muito sono durante o dia e roncar enquanto dorme não é normal! Esses sintomas podem indicar um distúrbio do sono que precisa ser tratado e pode te afetar tanto fisicamente, quanto no convívio social. Um exemplo é a apneia do sono. Você já ouviu falar sobre? Tem curiosidade para conhecer mais? Então continue neste post para entender quais são os principais tratamentos e sintomas.
 
O que é apneia do sono

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), mais conhecida como apneia do Sono, é uma doença crônica que tem como principal característica o impedimento parcial ou total da passagem de oxigênio pelas vias respiratórias, ocasionando a falta de ar enquanto a pessoa dorme. A respiração é impedida devido ao relaxamento dos músculos da garganta que ocasionam um bloqueio temporário nas vias aéreas.
 
Quais são os sintomas da apneia do sono?

É normal associar o ronco diretamente a apneia do sono, no entanto, esse não é o único sintoma. Conheça outras 5 causas que podem indicar se você apresenta a doença:

1. Repetidos despertares
2. Sonolência diurna
3. Boca seca
4. Mau humor
5. Impotência sexual
 
Diagnóstico da apneia do sono

Para diagnosticar o distúrbio é preciso do acompanhamento médico que é feito, geralmente, pelo otorrinolaringologista. No entanto, também é possível que pneumologistas e neurologistas indiquem a doença e tratamentos. O diagnóstico é realizado por um exame chamado polissonografia, que tem como  objetivo captar episódios de apneia durante o sono.
 
Tratamento

A apneia do sono ainda não apresenta cura, entretanto, é possível realizar tratamentos que ajudem a manter as vias respiratórias abertas, como cirurgias, uso de aparelhos odontológicos e emagrecimento. Por isso, é necessário não tratar os sintomas desse distúrbio como naturais e prestar atenção aos sinais que o nosso corpo apresenta, dessa forma, será possível evitar os problemas sociais e físicos que a apneia do sono provoca.
 
Gostou deste conteúdo? Então fique por aqui porque temos muito mais!

Como a música pode ajudar em sua qualidade de vida?

foto
Medsênior - cuidar, faz parte do nosso plano
Central de Atendimento
SAC: 0800 605 5505 4007-2001
Grande Vitória e Belo Horizonte
Rua Pedro Fonseca, 170 - Monte Belo
Vitória - ES, CEP 29.053-280
ANS TISS Demonstrações Contábeis