Notícias - MedSênior

Cabeça Boa: o projeto que cuida da saúde da mente. Conheça!


Cuidar da saúde mental é uma das principais chaves para o envelhecimento saudável. Às vezes você pode ficar tão focado em moldar toda sua atenção ao corpo, que pode esquecer da higiene do cérebro. Quando chegamos à terceira idade, precisamos criar estímulos e não perder de vista exercícios que ajudem nossa mente a trabalhar a todo vapor.

 

Aqui, no MedSênior, seu plano de saúde exclusivo da terceira idade, entre os projetos que os pacientes têm acesso, temos as Oficinas de Saúde, que trabalham exatamente com um programa de atividades mentais criativas, que colaboram com a memória e muito mais. O Cabeça Boa é uma das frentes! E é sobre como ele age de forma benéfica, que trataremos aqui neste post.

 

Mas antes, vamos falar sobre um cenário que precisa de sua atenção!

 

O que impacta a saúde mental na terceira idade?

 

Durante a terceira idade as experiências de vida negativas podem impactar, e muito, na saúde mental. Traumas, luto, problemas familiares e, para alguns, até a aposentadoria, podem ser motivos para levar a uma profunda tristeza, que pode até mesmo gerar depressão. Em nosso Blog, já falamos até mesmo da relação entre a fase de menopausa da mulher versus depressão.

 

A Organização Mundial da Saúde lançou em 2012, dados que indicavam um cenário com mais de 350 milhões de pessoas em todo o mundo que sofrem com depressão. Tendo em vista que o Brasil, de acordo com a mesma instituição, até 2025, será o sexto país com o maior número de idosos, não podemos negligenciar essa pauta. Sabemos que quem está na terceira idade também é mais propenso a desenvolver depressão e doenças que envolvem a mente. E existem formas de prevenir! Garantir a saúde mental é uma delas.

 

Onde entra o projeto Cabeça Boa nessa história?

 

Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra do MedSênior, explica que as oficinas para terceira idade ajudam a promover a saúde e fortalecer as perdas naturais que acontecem no processo de envelhecimento. “O Cabeça Boa colabora com a memória do paciente e suas funções mentais, que ficam mais devagar à medida que envelhecem. Aplicamos uma série de atividades para gerar estímulos cognitivos para que possam desempenhar bem suas funções no dia a dia, o que ajuda, inclusive, a prevenir o aparecimento de doenças”, destaca.

 

Um outro grande ponto positivo, é que durante o Cabeça Boa, o paciente pode interagir não somente com nossos profissionais, mas com outros beneficiários que passam pela mesma experiência e que têm um objetivo comum: garantir um envelhecimento saudável. Nesse momento, nascem amizades e há a troca de experiências. É bastante enriquecedor!

 

E o melhor de tudo isso: essa e outras Oficinas de Saúde estão contempladas em nosso plano de saúde exclusivo para terceira idade.

 

Sempre reforçamos que nossos cuidados vão muito além dos atendimentos tradicionais de ambulatório e hospitalares. Esse tipo de programa reforça, que, zelar pelo bem mais precioso de nossos pacientes, requer uma atenção exclusiva a todas as necessidades que pessoas a partir de 49 anos precisam ter.

 

Como garantir os cuidados com a mente no dia a dia?

 

A ideia é não deixar a mente parada. E você pode mantê-la ativa com várias iniciativas simples e que ajudarão em sua capacidade produtiva no dia a dia.

 

Quer algumas dicas? Vamos lá, então:

 

1.Leia! - o hábito da leitura é excelente. Que tal incluir uma meta de, pelo menos, um livro por mês?

 

2.Que tal um jogo? - há jogos que são considerados verdadeiros esportes da mente. O poker é um deles! Existem vários outros em que você pode apostar também, como o xadrez e dominó.

 

3.Palavras cruzadas - ao mesmo tempo que distraem a mente, ajudam a mantê-la a todo vapor!

 

4.Durma bem – o sono é sagrado. É o momento do dia em que conseguimos repor nossas energias.

 

5.Meditação – às vezes é preciso aquietar a mente também, para garantir sua saúde. Por isso, indicamos exercícios de meditação, que ajudam inclusive, na capacidade de concentração, promovem a autodisciplina e trazem clareza ao raciocínio.

 

Dê o primeiro passo e comece a cuidar de sua mente!

 

Se você já faz parte do MedSênior, inscreva-se agora mesmo em uma de nossas oficinas! Será um prazer cuidar de você bem de pertinho.

 

A quem ainda não conhece nosso plano de saúde para terceira idade, entre em contato com a nossa equipe agora mesmo e faça parte!
 

Fonte: Dr. Roni Chain Mukamal, geriatra MedSênior, CRM 9745 e RQE 6575. 

foto
Medsênior - cuidar, faz parte do nosso plano
Central de Atendimento
SAC: 0800 605 5505 4007-2001
Grande Vitória e Belo Horizonte
Av. Vitória, 1342, Ilha de Santa Maria
Vitória - ES - CEP 29051-040
ANS TISS