Notícias - MedSênior

Alterações do sono na terceira idade: entenda como lidar!


Alterações do sono na terceira idade para muitos idosos são verdadeiras “dores de cabeça”. Insônia à noite e sono picado durante o dia, são algumas das principais queixas. Mas MedSênior, o porquê isso acontece? No post de hoje, vamos explicar os motivos dessas mudanças e como fazer a higiene do sono na terceira idade!

 

O que acontece com o sono na terceira idade?

 

Um dos fatores que influencia é a aposentadoria. A maioria, passa por um período longo trabalhando, em uma rotina em que seguir horários para acordar e dormir era de praxe. Lidar com o tempo livre passa a ser um problema para algumas pessoas, que têm dificuldade com a adaptação da nova rotina.

 

O uso de medicamentos e a diminuição de atividades físicas pode afetar diretamente a qualidade do sono na terceira idade.

 

Você se identifica com algum desses relatos?

 

1.tirar vários cochilos em frente à TV enquanto assiste ao jornal, mas, ao chegar na cama, o sono desaparece;

 

2.sono curto e leve durante a noite;

 

3.devido à insônia, à luz do dia desconfortos como desequilíbrio e falta de atenção;

 

4.respiração obstruída, conhecida como apneia do sono, que tem como um dos principais sintomas o ronco.

 

Diante de tudo isso, caso você tenha se identificado com um ou mais fatores, queremos te afirmar, que, ainda assim, pode ter um bom sono na terceira idade.

 

Quer saber como?

 

Higiene do sono na terceira idade

 

Aqui no Blog MedSênior, sempre abordamos sobre a importância da alimentação e de atividades físicas para a saúde na terceira idade. E com a higiene do sono a validade é a mesma.

 

Manter-se se ativo, com uma caminhada, alongamento, aula de dança ou um passeio com seu pet por alguns quarteirões, são iniciativas simples e que farão um grande bem a você e sua qualidade do sono.

 

Preferir alimentos saudáveis e livres de gorduras que fazem mal ao organismo, também será determinante.

 

Precisamos destacar que uso de álcool, cafeína, tabaco, dormir em locais com muita incidência de luz e colchão desconfortável, podem atrapalhar a sua higiene do sono. Fique atento!

 

Apneia do sono na terceira idade tem solução

 

Em termos mais simples, a apneia do sono na terceira idade ou em qualquer outra etapa da vida é ocasionada pela obstrução parcial ou total das vias respiratórias. O resultado? Dificuldade na respiração, que causa a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa. Boca seca, sonolência diurna, falta de concentração, irritabilidade, dores de cabeça e o ronco são alguns dos sinais.

 

Se você possui esses sintomas, indicamos que procure seu médico. Um exame de polissonografia precisa ser feito para confirmar a doença. O tratamento para apneia do sono pode envolver o uso de um aparelho conhecido como CPAP, que ajuda a entregar o fluxo de ar nos momentos em que há a pausa no processo respiratório.

 

Desejamos ótimas noites de sono e esperamos ter te ajudado com nossas sugestões!

 

Dica extra

 

Se gostou deste conteúdo, indicamos outros posts que temos aqui no Blog, sobre saúde na terceira idade:

 

Como viver feliz e com mais qualidade de vida após aposentadoria

 

Porquê fazer exercícios na terceira idade?

 

Projeto Cabeça Boa para terceira idade

 

foto
Medsênior - cuidar, faz parte do nosso plano
Central de Atendimento
SAC: 0800 605 5505 4007-2001
Grande Vitória e Belo Horizonte
Av. Vitória, 1342, Ilha de Santa Maria
Vitória - ES - CEP 29051-040
ANS TISS