Notícias - MedSênior

5 mitos e verdades sobre envelhecimento


Chegar à terceira idade é o mesmo que ter algum tipo de doença crônica? Toda pessoa idosa volta a “ser criança”? Ao ficar mais velho, terei problema de memória? Quem nunca fez ou já ouviu algum desses questionamentos? O tema envelhecimento envolve uma série de mitos e verdades e o Blog MedSênior trouxe alguns, para desvendar hoje para você! Acompanhe.

 

Brasil é a 5ª maior população idosa

 

Atualmente, em terras brasileiras, já concentramos, aproximadamente, 28 milhões de indivíduos idosos com mais de 60 anos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2030, pessoas nessa faixa etária serão a grande maioria, comparado a grupos de crianças com até 14 anos.

 

Trouxemos o tema “mitos e verdade sobre envelhecimento”, para lembrar que, sim, todos envelhecerão um dia e que é preciso entender essa fase de forma especial, para vivê-la a melhor maneira!

 

Vamos lá?

 

1.Pessoas idosas têm risco maior de cair?

 

Mito. Pessoas de todas as idades correm o mesmo risco, porém, o que acontece é que na terceira idade uma queda pode representar um problema ainda mais sério. Fraturas do fêmur podem até mesmo levar à morte.

 

2.Estar na terceira idade = a ter doenças?

 

Mito. Embora sejam mais comuns nessa etapa, não significa que você terá doenças crônicas. O mesmo conjunto de cuidados com o corpo e mente que a juventude requer, continua valendo para a terceira idade.

 

Nosso organismo e saúde são resultados de hábitos e escolhas que decidimos ao longo dos anos. Se optar por uma alimentação balanceada e fazer exercícios físicos, terá frutos inestimáveis de bem-estar.

 

3.À medida que envelhecer, vou perder a memória?

 

Mito. É certo, que, com a idade, o idoso possa ter um pequeno déficit de atenção. No entanto, não significa que trará perda de memória, obrigatoriamente.

 

Em vários conteúdos aqui no Blog, já citamos sobre a importância de cuidar da mente, tanto quanto cuidamos do corpo. Jogos interativos, aprender uma nova língua, descobrir uma nova aptidão para artesanato, entre outras dezenas de atividades, podem ajudar a cuidar da higiene mental na terceira idade!

 

4.O paladar fica diferente na terceira idade?

 

Verdade. A língua é um músculo, que, com o passar dos anos, tende a atrofiar, o que atinge, consequentemente, a forma como sentimos o gosto dos alimentos.

 

5.O envelhecimento traz limitações?

 

O envelhecimento saudável e viver de uma forma plena e feliz na terceira idade é possível. Envelhecer jamais significará ser limitado, mas requererá de você e de quem estiver a sua volta, dar atenção às reais necessidades dessa etapa tão linda e importante de sua vida.

 

O MedSênior, seu plano de saúde exclusivo da terceira idade, tem sempre novidades, dicas e informações relevantes sobre os cuidados com seu maior bem, sua saúde. Acompanhe-nos sempre por aqui e fique sempre por dentro!

 

Gostou deste conteúdo?

 

Achamos que você também possa gostar de ler:

 

1.Como a terceira idade tem ficado cada vez mais conectada?

2.Os mitos e verdades acerca do colesterol

3.Por que fazer exercícios na terceira idade?

foto
Medsênior - cuidar, faz parte do nosso plano
Central de Atendimento
SAC: 0800 605 5505 4007-2001
Grande Vitória e Belo Horizonte
Av. Vitória, 1342, Ilha de Santa Maria
Vitória - ES - CEP 29051-040
ANS TISS